Guia da Semana

Quem gosta e acompanha as tendências de moda sabe que a cada mudança de estação novas coleções são desenvolvidas. E olha que o calendário baseado nas variações climáticas, que surgiu o no século XIX com o estilista Charles Worth (1826–95), é seguido nas principais capitais do mundo.

O inverno chegou oficialmente no dia 21 de junho e com ele muitas peças que têm tudo para serem hits da estação. Recheada de regressos de grandes tendências do passado, como peças em couro, franjas e xadrez, a moda inverno está mais diversificada do que nunca.

Pensando nesse universo fashion, o Guia da Semana listou algumas das principais tendências do Inverno 2014:

XADREZ

Reprodução

O xadrez é uma das peças curinga para o inverno 2014. A estampa “tartan”, padrão usado nos kilts da Escócia, é um dos hits dessa tendência. Outro tipo de xadrez que vai fazer a cabeça dos apaixonados por moda, é o Pied de Poule (quadradinhos com as pontas alongadas) ou Pied de Cok (versão maior da famosa estampa)

FOLK

Reprodução

Moderno e romântico, o estilo folk é marcado por franjas, florais, tribais, rendas, botas e muitos acessórios. A camurça é um material predominante nesse estilo, que ainda é marcado por estampas de penas, étnicas, tribais, dark floral (flores mais abertas em estampas escuras) e cores frias, como azul, preto, roxo e verde.

COURO

Reprodução

O couro é sempre uma peça coringa nos invernos brasileiros. Neste ano, ele aparece revisitado em modelagens estilo alfaiataria e em peças com franjas, como saias e bolsas.

PELES E PELOS

Reprodução

Não tem como negar que os casacos de pele (fake, óbvio) e coletes de pelos dão um charme especial aos looks. O lance é saber compor a produção e deixar o visual mais moderno e com a cara do inverno. Aposte em peças de cores frias, como preto, marrom e azul.

MOLETOM CHIQUE

Reprodução

Neste inverno, o popular moletom não é nada básico. A peça da moda aparece com aplicações em paetês, spikes, brilhos, entre outros materiais. O bacana é que, além de confortável, a peça ainda é super versátil, podendo compor tanto um look de trabalho quanto uma produção de balada. Uma boa aposta é o moletom com calça de couro ou saia de paetê.

LADY LIKE

Reprodução

Feminino e romântico, o estilo Lady Like esbanja das saias rodadas e cintura marcada. Inspirado nas décadas de 40 e 50, o estilo ainda é marcado pelas estampas floridas em fundo escuro e peças em poá.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 25 Jun 2014.