Guia da Semana

O axé move milhares de pessoas por ano, principalmente no verão da Bahia (que é quase o ano todo) e meses próximos ao Carnaval. Mas o legal é que muitas bandas que fazem parte desse fenômeno brasileiro surgiram a um tempão - entre as décadas de 80 e 90 – e continuam na ativa até hoje.

+ 20 músicas de axé pra relembrar a década de 90
+ Os axés que marcaram os verões brasileiros

São grupos tradicionais que durante horas e até dias arrastam multidões atrás de trios elétricos. Entretanto, de tempos em tempos, os vocalistas dessas bandas acabam deixando os companheiros musicais e saem em busca de novos desafios, geralmente uma carreira solo.

Como isso é muito comum de acontecer no axé, fizemos uma lista para relembrar quais foram cantores que saíram de suas bandas e seguiram em carreira solo.

Alinne Rosa - Cheiro de Amor

Desde o Carnaval 2013 rolou uns boatos de que a cantora Alinne Rosa iria deixar o Cheiro de Amor e no inicio de dezembro Alinne confirmou a noticia. Foram mais de 10 anos acompanhando a banda, mas agora a estrela do axé segue em carreira solo, mas disse que continua no gênero musical. Vina Calmon, namorada do cantor da Timbalada, Denny, é quem substituí a moça. Antiga Pimenta de Cheiro, já passaram vários cantores pela banda: Gugui, Laurinha, Kaco, Serginho, Márcia Freire e Carla Visi.

Bell Marques – Chiclete

Quando Bell Marques anunciou sua saída da banda, em setembro de 2013, foi a maior comoção. Todos ficaram chocados com a notícia, desde os fãs até quem apenas acompanha a história do axé. Bell é um dos fundadores do Chiclete com Banana e está a frente da banda a mais de 30 anos. Sua ultima apresentação será no final do Carnaval 2014, mas não se sabe quando exatamente.

Ivete Sangalo - Banda Eva

A Banda Eva era um bloco de carnaval que teve a frente grandes nomes como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ricardo Chaves e Durval Lelys (Asa de Águia). Mas em 1993 o bloco virou oficialmente uma banda e foi aí que Ivete Sangalo assumiu os vocais. Ivete levou a Banda Eva para o Brasil, emplacou vários hits e se consagrou como cantora. Em 1998, Sangalo deixou a banda para seguir em uma promissora carreira solo. Emanuelle Araújo assumiu os vocais do grupo onde permaneceu até 2002.

Saulo - Banda Eva

Com a saída de Emanuelle Araújo da Banda Eva, em 2002, Saulo foi convidado para comandar o Eva (como o grupo também é conhecido), sendo o primeiro homem a comandar a banda. A mudança para um vocal masculino foi um passo arriscado, mas em 2003 o cantor conquistou o prêmio de melhor cantor do Carnaval. No final de 2012 Saulo anunciou a sua saída da banda e no Carnaval de 2013 foi sua ultima apresentação. Felipe Pezzoni, ex-vocalista da banda Mil Verões, entrou no seu lugar e permanece no grupo.

Claudinha Leitte - Babado Novo

Os instrumentistas Sérgio Rocha, Buguelo, Alan Moraes, Luciano Pinto, Nino Bala e Durval Luz chamaram a cantora para uma parceria e assim formaram o Babado Novo. A banda mal lançou o primeiro disco e emplacou com a música “Amor Perfeito”. Cláudia seguiu com a banda até o Carnaval de 2008, quando se despediu do grupo e engatou na carreira solo. A dupla Guga e Igor deram continuação ao Babado Novo, mas em 2012 Marielle Antunes assumiu a banda.

Netinho - Banda Beijo

O cantor entrou para o grupo em 1986 e ajudou levar a axé music pelo Brasil todo. Foi quando o gênero se tornou fenômeno nacional. Com a saída de Netinho pra seguir carreira solo, em 1993, a Banda Beijo deixou de se apresentar durante um longo tempo e foi só em 1998 que o grupo voltou aos palcos na voz da cantora Gil, a Gilmelândia. Em 2001, Gil também deixa o grupo e depois de outro longo período de pausa a banda volta em 2009 com Levi Alvim como vocalista. Levi também sai da banda e em 2012 Ninah Bartilotti assume os vocais do grupo em sua quarta formação.

Tuca Fernandes – Jammil e Uma Noites

Em 1994, ao lado de Manno Góes e Roberto Espínola, o cantor Tuca Fernandes funda a banda Jammil e Uma Noites. Foram anos de sucesso e depois de 17 anos, em abril de 2011, Tuca anunciou ao público que aquele era o seu último show como membro da banda. Quem substituiu o cantor foi o vocalista Levi Lima, ex- backing vocal do Terrasamba.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 5 Dez 2013.