Guia da Semana

Os moradores de uma comunidade isolada no século XIX têm de tomar muito cuidado para que ninguém ultrapasse a fronteira de seu território com uma floresta. A área proibida é habitada por criaturas assustadoras e malignas, que atacam os humanos todas as vezes que suas terras são invadidas. Para prevenir, os limites do vilarejo são demarcados com tinta amarela - cor que espanta os monstros (ao contrário do vermelho, que os atrai). Trabalhando o sustento de seu simples modo de vida, A Vila é liderada por um grupo de pessoas mais experientes, como Edward Walker (William Hurt) e Alice Hunt (Sigourney Weaver).

Mas a aparente paz é interrompida quando o filho de Alice, Lucius (Joaquin Phoenix) propõe aos governantes entrar na floresta para chegar à cidade. Anteriormente, Noah Percy (Adrien Brody), um rapaz com problemas mentais, fez o mesmo e as criaturas (chamadas de "aqueles-de-quem-não-falamos") atacaram o povoado. Diante disso, o pedido de Lucius - claro - é negado. No entanto, uma tragédia faz com que todos os sinais sejam ignorados para salvar uma vida. Ivy, a filha cega de Edward, pede autorização ao conselho para entrar na mata e chegar à cidade para comprar remédios para o namorado - o mesmo corajoso Lucius - que acabara de ser esfaqueado por Noah, num ataque violento de ciúmes. Mas a viagem pode não ter volta.

Dirigido pelo famoso indiano M. Night Shyamalan ( O Sexto Sentido e Sinais), o filme segue na linha do diretor de tentar explicar o inexplicável com algum argumento inesperado, sustos e pistas falsas. Para a crítica internacional, desta vez não deu certo. No elenco estão, além de outros nomes de destaque, Joaquin Phoenix, de Gladiador, Adrien Brody, que recebeu um Oscar por O Pianista, e Sigourney Weaver, famosa por Alien.

A Vila

Diretor: M. Night Shyamalan

Elenco: William Hurt, Adrien Brody, Joaquin Phoenix, Bryce Dallas Howard

País de origem: EUA

Ano de produção: 2004

Classificação: 14 anos