Guia da Semana

Tendo como ponto de partida a turnê de Tom Zé e sua banda pela Europa em 2005, o documentarista Décio Matos Jr consegue retomar vida e obra do artista através de depoimentos daqueles que convivem ou conviveram com ele, ou mesmo do próprio. O filme vai Fabricando Tom Zé, mostrando seus sucessos e fracassos, hoje e durante o decorrer de sua carreira. Para isso, conta com a participação de pessoas de grande importância na vida do músico, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, David Byrne, entre outros, além de sua mulher, Neusa Martins.

Único naquilo que faz, Tom Zé é hoje considerado um dos principais músicos experimentais em todo o mundo. Com seu som exótico, tirado de instrumentos inusitados, como enceradeiras, ele foi adotado nos anos 60 pelos tropicalistas, mesmo grupo que o rejeitou pouco depois. Esquecido durante anos, a volta por cima viria apenas quando um músico internacional de grande destaque decidiu que iria ser produtor de Tom Zé. As histórias da vida pessoal e profissional dele são contadas de forma descontraída no documentário.

Fabricando Tom Zé ganhou em 2006 os prêmios de melhor documentário pelo júri popular no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo, além de receber uma menção honrosa no Festival de Cinema Brasileiro em Paris. O filme, selecionado pelo programa Petrobras Cultural, tem a direção de Décio Matos Jr e a direção de fotografia de Lula Carvalho.

Trailer do filme

Fabricando Tom Zé

Diretor: Decio Matos Jr.

País de origem: BRA

Ano de produção: 2006