Guia da Semana

Numa pacata cidade inglesa, Chris é uma senhora de meia-idade que participa de um instituto para mulheres. Entre as atividades do grupo estão jardinagem, tricô e outros tipos de prendas domésticas. A nova integrante da congregação é sua amiga Annie, que há pouco tempo teve de enfrentar a morte do marido. Juntas, elas têm a idéia de arrecadar dinheiro para melhorar as condições do desconfortável hospital local, onde Annie passou intermináveis horas ao lado do companheiro antes da morte dele por leucemia.

Ao ver uma revista pornográfica no quarto do filho e um calendário de garotas num estacionamento da cidade, a entusiasmada Chris encontra a saída que precisava para levantar os fundos da reforma: em vez de fazer folhinhas com as tradicionais imagens de paisagens, usar mulheres. A idéia dela é que os produtos seriam mais vendáveis com esta nova "estampa". Mas adivinhe quem serão as Garotas do Calendário? Sim, elas mesmo: as respeitáveis senhoras da congregação. A cada mês, uma delas apareceria mostrando um dote doméstico, só que completamente nua. Depois da polêmica inicial, as mulheres tornam-se sensação na mídia e, em pouco tempo, num sucesso de vendas.

Baseado em uma história real, o filme é dirigido por Nigel Cole, o mesmo de O Barato de Grace (2000), que também mostra a empreitada de uma velhinha que começa a ganhar dinheiro de maneira não-convencional para sua idade. As atuações de Hellen Mirren e Julie Walters, nos papéis de Chris e Annie respectivamente, foram elogiadas pela crítica internacional.

Garotas do Calendário

Diretor: Nigel Cole

Elenco: Helen Mirren

País de origem: ING

Ano de produção: 2003

Classificação: 12 anos