Guia da Semana

Na China antiga, antes de se tornar um império, sete regiões compõem o país. As lutas entre cada uma delas e o jogo de egos de seus governantes já causaram muitas batalhas e mortes. O mais poderoso de todos os reis é Qin, que tem a intenção de se tornar o primeiro imperador. Mas, há um esquadrão de assassinos em seu encalço, especialmente um trio de perigosos matadores que foram contratados para matá-lo.

Um dia, um desconhecido entra no palácio do rei Qin (Jet Li) carregando armas. Ele declara ter matado os assassinos de elite contratados pelos inimigos políticos do governante. O suposto Herói conta também que passou mais de dez anos se aprimorando no uso da espada para realizar o feito. Inicialmente agradecido pela lealdade e coragem do estranho, o rei tenta descobrir como ele conseguiu tudo isso. Na investigação, porém, aparecem novidades e surge uma forte suspeita sobre o que o desconhecido diz ter feito.

Jackie Chan chegou a ser escalado para o elenco do filme, mas acabou recusando. Já Jet Li, o protagonista do longa, teve um cachê bastante reduzido na produção. Até a época de seu lançamento, Herói foi o filme mais caro da história do cinema chinês. O orçamento totalizou US$ 30 milhões. O longa foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. No elenco também está Ziyi Zhang, que ficou conhecida por O Tigre e o Dragão e atualmente é uma das atrizes mais conhecidas da China.

Herói

Diretor: Yimou Zhang

Elenco: Zhang Ziyi, Jet Li

País de origem: HKG/CHI

Ano de produção: 2002

Classificação: 14 anos