Invictus

Recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela decide apoiar o time nacional de rúgbi

FILME - Invictus
  • Direção: Clint Eastwood
  • Elenco: Matt Damon, Morgan Freeman
  • Nome Original: Invictus
  • Ano: 2009
  • Duração: 133 min
  • País: EUA
  • Gênero: Drama

Em 1994, quando se torna presidente da África do Sul, Nelson Mandela (Morgan Freeman) recebe um país dividido pela disputa racial. Enquanto os negros comemoram sua vitória, e sonham com uma nação mais justa para eles, os brancos vivem outra realidade, e têm como símbolo maior de seu patriotismo o desacreditado time de rúgbi. A proximidade da Copa do Mundo, em 1995, faz com que a disputa racial invada os estádios, com os negros torcendo para a seleção da Inglaterra.

Disposto a usar a linguagem universal do esporte para unir seu povo, Mandela pede ajuda ao capitão da seleção africana, Francois Pienaar (Matt Damon). O presidente convoca o jovem e quer que juntos transformem o time de rúgbi em uma seleção competitiva capaz de disputar o título. A união do poderoso líder negro e o jovem esportista branco faz com que a África do Sul consiga uma campanha inacreditável no campeonato, ajudando a dar uma paixão em comum para toda a população do país.

Baseado na história real da disputa da Copa do Mundo, em 1995, Invictus é dirigido pelo premiado cineasta Clint Eastwood. Ao saber da realização, Nelson Mandela afirmou que o único que poderia interpretá-lo seria Morgan Freeman, que foi o primeiro ator chamado para o filme. O roteiro, do sul-africano Anthony Peckham, foi baseado no livro Playing The Enemy, de John Carlin. Para se preparar para viver Pienaar, Damon treinou rúgbi com Chester Williams, que também jogou na seleção sul-africana de 1995.

Este filme não está em exibição nos cinemas

Veja aqui os filmes que estão em exibição

Comentários

Destaques do guia