Guia da Semana

Baseado no livro homônimo de José Cândido de Carvalho, O Coronel e o Lobisomem conta a história de Ponciano de Azevedo Furtado (Diogo Vilela), um herói nascido e criado na fazenda do Sobradinho, inábil na gerência de terras, romântico, mas sem muito talento com as mulheres.

O enredo gira em torno da disputa no tribunal entre o coronel e seu irmão de criação, Pernambuco Nogueira (Selton Mello), que salvou a fazendo da falência. Invejoso, esquisito e covarde, ele vira o principal suspeito de ser o lobisomem que assombra a região e é expulso de suas terras por Ponciano. Anos mais tarde ele decide voltar para se vingar.

Além da disputa de terras, a briga entre os irmãos de criação fica mais acirrada porque ambos querem conquistar o amor da prima Esmeraldinha (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha, narrada por ele mesmo, Ponciano experimenta a vida boêmia na cidade, combate agiotas e gatunos, e usa sua artimanha para desencantar assombrações.

O filme marca a estréia do diretor Maurício Farias, de A Grande Família, e Ana Paula Arósio no cinema. É o primeiro grande papel que a atriz interpreta nas telonas, antes ela só havia feito pequenas participações. O elenco da trama é composto por atores globais como Andréa Beltrão, Mauro Lúcio Filho, Marco Ricca, entre outros. Outro destaque da produção é a trilha sonora, que foi assinada por Caetano Veloso e Milton Nascimento.

O Coronel e o Lobisomem

Diretor: Maurício Farias

Elenco: Ana Paula Arósio, Selton Mello, Diogo Vilela

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005

Classificação: 10 anos