Guia da Semana

Pouco conhecido do grande público atualmente, Humberto Teixeira foi um dos nomes mais importantes da música brasileira na década de 40, ao lado de seu parceiro Luiz Gonzaga. Nascido no sertão do Ceará, o compositor se mudou para o Sudeste para estudar. Formado advogado, preferiu trabalhar na música. O sucesso logo viria quando é chamado por Gonzaga para seu projeto de popularizar a cultura nordestina no Rio de Janeiro. Em pouco tempo, os dois já era conhecidos como reis do Baião, ritmo que se tornou fenômeno em todo o Brasil e no mundo.

Apesar de todo este sucesso, porém, nem mesmo a filha de Humberto, a atriz Denise Dumont, sabe bem quem foi este homem. Na busca por conhecer melhor o compositor de clássicos como Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro e Qui Nem Jiló, Denise entrevista pessoas que conviveram com seu pai e músicos influenciados por seu trabalho. Dentre os relatos colhidos, está o de Margarida Bittencourt, sua mãe, que a abandonou na infância por não suportar a vida com Humberto.

O Homem Que Engarrafava Nuvens tem a direção de Lírio Ferreira, o mesmo de Baile Perfumado e Cartola - Música Para os Olhos. Dentre os depoimentos do documentário estão o de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Belchior, Sivuca, Fagner, Lirinha, Tarik de Souza, Anselmo Duarte, entre outros, além de imagens e audio do próprio Humberto falando sobre sua vida e obra. Interpretando as canções de Teixeira, estão ainda artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Chico Buarque e Lenine, que regravou para o filme uma música inédita há 60 anos.

Trailer do filme

O Homem que Engarrafava Nuvens

Diretor: Lírio Ferreira

País de origem: BRA

Ano de produção: 2008