Xingu

Cao Hamburger apresenta um olhar sobre a história dos irmãos Villas-Bôas e da criação do Parque Nacional do Xingu

  • Cena de <em>Xingu</em>

    (Créditos: Divulgação)

  • Cena de <em>Xingu</em>

    (Créditos: Divulgação)

  • Cena de <em>Xingu</em>

    (Créditos: Divulgação)

  • Cena de <em>Xingu</em>

    (Créditos: Divulgação)

  • Cena de <em>Xingu</em>

    (Créditos: Divulgação)

FILME - Xingu
  • Direção: Cao Hamburger
  • Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti
  • Nome Original: Xingu
  • Ano: 2011
  • Duração: 103 min
  • País: Brasil
  • Classificação: 12 anos
  • Gêneros: Drama, Nacional, Aventura
  • Site Original: Visite

Em 1944, Leonardo, Cláudio e Orlando Villas Bôas partiram de Minas Gerais rumo à região central do Brasil na Expedição Roncador-Xingu; organizada pelo Governo, pretendia desbravar terras desconhecidas com o objetivo de gerar mais lucro. Inicialmente em busca de aventura, eles acabam se transformando em parte importante da história nacional; verdadeiros heróis.

>> Confira as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz
>> Saiba quais foram os filmes mais vistos do fim de semana
>> Walter Carvalho fala sobre Raul: O Início, o Fim e o Meio

Essa história – desconhecida ou esquecida por muitos brasileiros – ganha as salas de cinema no filme Xingu, dirigido por Cao Hamburger (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias) e produzido por Fernando Meirelles (diretor de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira).

O FILME

Caio Blat e João Miguel interpretam Leonardo e Cláudio Villas Bôas, respectivamente. Eles são os primeiros a embarcar na expedição. Para os irmãos de 23 e 25 anos, essa era a oportunidade de viver uma grande aventura, chegando a lugares onde ninguém tinha estado antes. Orlando, vivido por Felipe Camargo, chegou logo em seguida.

Sem saber o que esperar, eles logo estavam na mira de arcos e flechas, cercados por dezenas de índios. Conseguiram uma aproximação pacífica e se inseriram no dia-a-dia das tribos. Com o contato, surgiu o carinho e a vontade (ou dever) de ajudar.

Aos poucos, se tornam os porta-vozes dos índios. Orlando, o articulador, responsável pelo contato com o poder oficial, negociando com políticos e fazendeiros. Cláudio, o idealista do trio, consciente da contradição existente em suas intenções; ele sabe que são “o antídoto e o veneno”. Já Leonardo, é o intenso, espontâneo, a ponto de acabar causando problemas para o grupo e ter que abandonar o projeto.

Conscientes da importância da preservação do espaço indígena e do tamanho da devastação que a chegada do homem branco causaria na região, os irmãos Villas Bôas decidem que uma alternativa seria a criação de um espaço demarcado para que as tribos pudessem viver de acordo com sua cultura e, assim, os índios pudessem se acostumar aos poucos com a chegada do homem-branco.

Dessa forma surgiu, depois de muitas lutas e discussões, o Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena de grandes proposções no Brasil.

A PRODUÇÃO

A vontade de manter viva a história dos três homens que não desistiram da difícil joranada e acabaram se tornando verdadeiros heróis nacionais surgiu do filho de Orlando, que durante meses consecutivos procurou Fernando Meirelles, pedindo para que o cineasta transformasse a jornada em filme. O escolhido para a missão foi Cao Hamburger.

Em seu primeiro trabalho baseado em fatos reais, o diretor conta que, sem muitas referências escritas ou documentos sobre a jornada dos irmãos, a pesquisa feita para o filme envolveu muitas lembranças e histórias contadas nas tribos indígenas. Com uma gama de visões sobre um mesmo assunto, Hamburger teve que escolher uma direção para seguir.

Optou por contar a história do ponto de vista dos índios do Xingu: como foi o primeiro contato com o homem branco, o que isso trouxe para a aldeia; mas sem tirar o foco dos irmãos Villas Bôas.

De acordo com os relatos do elenco do filme, percebemos que a intensidade vista no filme não é só atuação. Foram dias difíceis, gravando no calor de mais de 40 graus em meio a mata e sujeitos a cobras e onças.

Este filme não está em exibição nos cinemas

Veja aqui os filmes que estão em exibição

Trailer

Comentários

Destaques do guia