Guia da Semana

10 cinemas de rua em São Paulo para quem odeia shoppings

Confira opções que, além de uma programação incrível, oferecem conforto e tranquilidade

Ir ao cinema é sempre um programa incrível. Entretanto, os apaixonados por filmes, muitas vezes, têm que enfrentar problemas de filas, muvucas e estacionamentos lotados - todos comuns em cinemas que ficam dentro de Shoppings. 

Sim, alguns desses estabelecimentos oferecem opções extremamente atrativas, como o Cinépolis JK Iguatemi que, apesar de caro, é uma delícia. Porém, muitas pessoas buscam algo mais tranquilo, num clima mais intimista e aconchegante, com uma programação diferenciada e um ar mais cult. Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 opções de cinemas de rua para quem odeia shoppings. Confira:

CINESALA

O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962 quando nasceu o Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros que fizeram a cabeça de muito cinéfilo. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Intimista e ainda com ar dos anos 60, disponibiliza camas para quem quer assistir a programação de forma ainda mais aconchegante. A visita é obrigatória (e apaixonante) para todos que amam cinema.

RESERVA CULTURAL

Localizado no antigo Cine Gazetinha, no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, o Reserva Cultural é um dos poucos cinemas da capital que exibe filmes independentes e produções estrangeiras fora do curcuito de Hollywood. As quatro salas comportam entre 110 e 190 pessoas, com espaços reservados para cadeirantes.

CINESESC

A ampla sala, que oferece programação especial e exibe mostras durante o ano todo, parece uma sala comum. Porém, seu diferencial é um bar localizado ao fundo da sala, que nos permite assistir ao filme tomando um café ou comendo alguma coisa.

CINEARTE

A sala é super ampla, cheia de lugares para sentar e tomar um café (que é ótimo), com atendentes muito atenciosos! Além, é claro, de poder folhear aquele livro que você acabou de comprar na livraria ao lado.

CINE CAIXA BELAS ARTES

Conhecido pela programação alternativa, que sempre privilegiou o cinema de arte e ofereceu reexibições de filmes clássicos, o Belas Artes se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA

Com unidade na Rua Augusta, Frei Caneca e Pompéia, a rede de cinemas promove eventos culturais e exibe lançamentos e filmes do circuito com salas 3D, sendo 1 IMAX.

CINE PLAYARTE MARABÁ

Inaugurado em 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. A rede oferece várias salas de cinema com tecnologia avançada de som e imagem, num prédio de estilo clássico.

CINEMATECA

A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina.
Realizada mostras temáticas e retrospectivas, além de eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

CINE CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - CCSP

Com a proposta de abrir espaço a produções que não encontram janelas dentro do circuito ou que ficam pouquíssimo tempo em cartaz, a sessão CCSP Em cartaz pretende não apenas reconfigurar filmes mal distribuídos, como também dar espaço a obras subestimadas pelo público e salas, sempre sob a autoridade do bom desempenho na primeira semana nos cinemas.

CINE GALERIA OLIDO

Quase cinqüenta anos após sua inauguração, o cinema da galeria voltou a funcionar com características da década de 1950, como as poltronas vermelhas, o hall de entrada com escadarias de mármore, corrimãos de latão e parede com espelhos. A sala tem programação variada, com curtas, médias e longas, promovendo ciclos temáticos, de autores, gêneros e de países, mas priorizando a produção brasileira.

Atualizado em 10 Set 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte e Fábio Porchat

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor

História do palhaço Bozo será contada nos cinemas; assista ao trailer de "Bingo: O Rei das Manhãs"

Elenco terá Vladimir Brichta, Leandra Leal e Pedro Bial

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro