Guia da Semana

10 Teorias de fãs sobre Star Wars: O Despertar da Força

Conheça as melhores (e as piores) teorias sobre a nova trilogia de Star Wars

Já se passou mais de um mês desde que “Star Wars: O Despertar da Força” estreou nos cinemas, colocando um fim à espera de dez anos por um novo episódio de aventuras com Jedis, Siths, Wookies e Stormtroopers. Mas este foi apenas o primeiro filme de uma trilogia, o que significa que muitas perguntas sobre os novos personagens foram levantadas e só serão respondidas nos próximos anos.

Os fãs, é claro, não quiseram esperar e já formularam suas próprias teorias. Conheça algumas das mais plausíveis (e mais malucas) teorias sobre a nova fase de Star Wars

 

Teorias sobre o passado de Rey:

Rey é filha de Luke


Ok, essa é a mais fácil. Durante todo o filme, fica claro que Rey tem, no mínimo, uma ligação com Luke Skywalker. O sabre dele chama por ela, ela o vê em seus flashbacks e é ela quem vai ao seu encontro no final (e todos na Resistência concordam com isso, como se fosse seu direito).

Falha na teoria: quando Rey encontra o sabre, Maz Kanata diz a ela que “quem ela está esperando” (seus pais) nunca voltará, mas talvez “outra pessoa”, sim (Luke Skywalker). Por essa frase, entendemos que Luke não é quem Rey estava esperando em Jakku, portanto, não pode ser seu pai.

 

Rey é neta de Obi Wan Kenobi


Kenobi ficou um bom tempo escondido entre os episódios III e IV, vivendo em Tatooine depois de deixar o pequeno Luke Skywalker com os tios. Apesar de a série nunca mencionar que ele tenha tido uma família (e apesar de Jedis, teoricamente, não poderem cultivar laços amorosos), isso poderia ter acontecido durante esse isolamento.

A teoria traria um equilíbrio interessante para a nova trilogia, considerando que o sabre azul, antes de chegar a Luke, pertenceu a Obi Wan, que o treinou, e que Rey agora o “devolve” para Luke, para ser treinada por ele.

Falha na teoria: nenhuma, por enquanto.

 

Rey é filha de Han e Leia


Essa teoria se baseia mais no Universo Expandido de Star Wars do que nos filmes. Nos livros (que agora não fazem mais parte do cânone), Han e Leia têm um casal de gêmeos e o menino, chamado Jacen, vai para o Lado Negro. Por essa linha, Kylo Ren e Rey seriam gêmeos e a família Skywalker continuaria centralizando as disputas pelo equilíbrio da Força.

Falha na teoria: Leia e Han falam o tempo todo sobre “o filho” deles, no singular, sem jamais sugerir que tenham tido outra criança. Se, de fato, eles tivessem tido dois filhos, mesmo que afastados há muito tempo, o retorno de um certamente traria lembranças do outro. A outra possibilidade, bastante absurda, é que eles não soubessem da existência de Rey – mas, convenhamos, isso não faz sentido nenhum.

 

Rey não é filha de ninguém

Na “nova trilogia”, é explicado que Anakin Skywalker não nasceu de pais humanos, mas sim, foi concebido pela Força graças à quantidade astronômica de midi-chlorians (uma forma de vida microscópica que determina a sensibilidade de um indivíduo à Força) em seu sangue. A explicação miraculosa não agradou muito aos fãs da trilogia antiga, mas há quem diga que a origem de Rey será a mesma.

Falha na teoria: a Disney, que baseou os novos filmes claramente na trilogia antiga, e não na nova, não arriscaria explorar um conceito tão rejeitado pelos fãs justamente na história de sua protagonista. Assim esperamos.

 

Rey é uma sobrevivente do ataque à academia Jedi de Luke


Em “O Despertar da Força”, descobrimos que Luke havia fundado uma academia Jedi para formar novos guerreiros, logo após a derrota de Darth Vader. Porém, um jovem aprendiz (Kylo Ren, até então Ben Solo) se rebelou e destruiu tudo (mais ou menos como Anakin fez no Episódio III), fazendo com que Luke se exilasse.

Nessa teoria, Rey seria uma sobrevivente do ataque e, por isso, teria tido o início de um treinamento com a Força quando criança, o que facilita sua evolução neste filme. 

Falha na teoria: nenhuma, por enquanto. Rey apenas precisaria ser muito pequena quando o ataque ocorreu, para não se lembrar de nada.

 

Teorias sobre o Lado Negro

Kylo Ren quer destruir Snoke

Essa é uma das teorias mais malucas que já circularam pela internet, mas não a descarte imediatamente. Segundo alguns fãs, Kylo Ren seria uma espécie de agente infiltrado na Primeira Ordem, com o objetivo de matar Snoke.

Seu discurso com o capacete de Darth Vader (“vou terminar o que você começou”) poderia ser um indício disso, já que Vader tentou destruir Palpatine antes de morrer, assim como o diálogo ambíguo entre Ren e Han Solo na passarela, quando Ren diz estar “dividido” e pede a ajuda do pai para cumprir sua missão. A morte de Solo, no caso, seria necessária para aproximar Ren de Snoke. Outro indício da deslealdade de Ren à Primeira Ordem seria sua relação conflituosa com o general Hux, que não confia nele.

Falha na teoria: por que Kylo Ren atacaria Finn e Rey depois de cumprir sua missão? Por que teria matado crianças na academia Jedi de Luke? (A não ser, é claro, que essas crianças não estejam mortas...)

 

Snoke é Darth Plagueis


Lembram do mestre de Palpatine, aquele Lorde Sith capaz de “enganar a morte”? Bem, se ele descobriu o segredo para a imortalidade, então, provavelmente, ainda está vivo, certo?

Falha na teoria: como já dissemos, a Disney está evitando usar detalhes da segunda trilogia (eps. I, II e III) nos novos filmes, e Plagueis é uma das lendas introduzidas nessa época, envolvendo inclusive os midi-chlorians.

 

Snoke é Darth Vader


É isso mesmo que você está lendo. Anakin Skywalker, Darth Vader, pai de Luke e Leia, estaria vivo e teria voltado ao Lado Negro para liderar a Primeira Ordem. Mas ele morreu no episódio VI, certo? Certo, mas, como Sith, ele também poderia ter aprendido a “enganar a morte”... A única evidência que apoia essa teoria são as cicatrizes de Snoke, suspeitamente parecidas com as de Vader.

Falha na teoria: Darth Vader, é claro, está morto, e ainda morreu lutando contra o Lado Negro, que Snoke agora lidera.

 

Teorias sobre Finn

Finn e Poe serão um casal

A química entre os personagens de John Boyega e Oscar Isaac foi tão forte no Episódio VII que muitos fãs começaram a se perguntar se eles não teriam algo além de amizade – o que seria muito bacana para a série, aliás.

Falha na teoria: enquanto Isaac manteve suas declarações sugestivas o suficiente para instigar a imaginação dos fãs, Boyega logo garantiu que o romance não existe.

 

Finn é filho de Lando Calrissian


O passado de Finn é tão misterioso quanto o de Rey, se pensarmos que ele não é um clone e é o primeiro Stormtrooper em que o treinamento/lavagem cerebral praticado pela Primeira Ordem não funcionou. Então, por que não ligá-lo a outro personagem canônico e explicar essa rebeldia com uma boa história de origem?

Falha na teoria: considerando o pavor da Disney por spoilers e sabendo que essa teoria teve origem na embalagem de um brinquedo (que pode ser, simplesmente, um produto pirateado ou uma imagem manipulada), é pouco provável que essa relação entre os dois se confirme.

Atualizado em 27 Jan 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017