Guia da Semana

Grafite é arte, grafite é vida! Essa expressão artística que faz parte do nosso dia a dia muitas vezes é marginalizada e reprimida. Mas felizmente, o cenário vem mudando a cada dia que passa e ao invés das pessoas enxergarem as obras como apenas mais um rabisco, elas estão se conscientizando que é uma forma de arte. E que arte!

Para você entender melhor como tudo isso começou, qual é a visão desses artistas em relação aos seus grafites e até como uma lei pode acabar com obras de artistas renomados, fizemos uma lista de documentários que é de tirar o folêgo.

Alguns documentários estão na integra no YouTube, porém estão em inglês ou em francês. Outros, são apenas os trailers. Se você não conseguir ver por alguma dessas razões, vale muito a pena ir atrás desses docs. Divirta-se!

Graffiti Fine Art (2013)

Jared Levy gravou entrevistas com diversos artistas urbanos para o documentário “Graffiti Fine Art” e uma das questões abordadas era que se o grafite deixa as ruas e vai para dentro das galerias e museus, ainda pode ser considerado grafite?

Graffiti Fine Art from Jared Levy on Vimeo.

Cidade Cinza (2012)

Em 2008, a prefeitura de São Paulo iniciou uma política de limpeza urbana e foi decidido que os muros da cidade com intervenções artísticas seriam pintados de cinza. O documentário conta essa história e mostra como os artistas OsGemeos, Nunca e Nina se juntam para repintar um muro de 700 metros.

Graffiti Wars (2011)

Esse documentário é polêmico! Em 46 minutos o “Graffiti Wars” conta a história de uma das maiores tretas do mundo das artes dos últimos anos. Uma guerra entre os artistas Banksy e Robbo.

Pixo (2009)

Não é bem sobre o grafite, mas esse documentário aborda a pichação como fenômeno cultural em São Paulo e o seu impacto internacional na street art. O filme participou da exposição “Né dans la Rue” (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, em Paris.

Alter Ego – A Worlwide Graffiti Documentary (2008)

Este documentário trás um olhar mais atento para dentro no maior movimento de arte que o mundo tem visto até agora, mesmo sendo uma forma de arte que ainda não é tão bem compreendida pela maioria das pessoas.

Roadsworth – Crossing the Line (2008)

Um artista de montreal que espalha a sua marca pela cidade é processado e luta para defender seu trabalho como liberdade de expressão.

Bomb it (2007)

Dirigido pelo premiado diretor Jon Reiss, o documentário “Bomb it” estreou no Tribeca Film Festival de 2007. Jon viajou pelos cinco continentes em cidades como Cape Town, Londres, Paris, Amesterdão e São Paulo atrás dos movimentos de grafite mais importantes do mundo.

Tats Cru – The Mural Kings (2006)

Do grafite em metrôs para campanhas publicitárias. O filme fala sobre uma das “crews” mais respeitadas de NYC. São entrevistas detalhando a história que começou 25 anos atrás com três adolescentes do Bronx.

RASH (2005)

O documentário dirigido por Nicholas Hansen mostra toda a cena do grafite e street art de Melbourn, na Austrália. São entrevistas com os artistas locais e também os grafiteiros que passaram pela cidade e deixaram a sua marca.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 29 Jan 2016.