Guia da Semana

Terror, comedia, drama, romance. Sempre vai ter uma história que se passa durante o Dia das Bruxas que não necessariamente fala sobre a data assustadora e apesar de ser uma celebração mais popular nos EUA e Europa do que no Brasil, a data não chega ser esquecida por aqui.

+ 13 fatos sobre o filme Sexta-Feira 13 que você não sabia
+ 13 coisas assustadoras que aconteceram em uma sexta-feira 13

Por isso, preparamos uma listinha batuta de filmes de Halloween para você curtir com seus amigos. Não necessariamente na noite de Halloween ;)

Este mundo é um hospício (1944)

O filme, que já começa com um casamento com um casamento de Halloween, conta a história duas tias solteironas que matam velhinhos solitários crentes que estão abafando e fazendo um enorme favor a eles. Entretanto, elas não contavam que o seu sobrinho curioso iria descobrir seus segredos enterrados no porão. Parece mórbido, mas este clássico do cinema ocupa a 30ª posição entre as 100 melhores comédias de todos os tempos.

A Menina do Fim da Rua (1976)

Esse filme de terror já começa com a garota Rynn Jacobs comemorando seu aniversário de 13 anos no dia 31 de outubro, noite de Halloween. Por incrível que pareça essa adolescente mora sozinha e faz das tripas coração para esconder esse segredo de todos os seus vizinhos. Rynn não quer perder a sua independência de jeito nenhum.

Halloween (1978)

Certamente, a maioria das pessoas que estão lendo esse post lembrou do problemático adolescente de um dos maiores clássicos do terror. Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico no Dia das Bruxas e chega em sua cidade natal para perseguir todos os jovens da vizinhança. O cara é tão maluco que com 6 anos de idade matou a própria irmã!

O Corvo (1994)

Essa história não rola exatamente no Dia das Bruxas, mas no dia 30 de outubro, que é chamada como a Noite do Demônio. Dois jovens são assassinados exatamente nesta data diabólica e um deles, guiado por um corvo, volta do além para se vigar dos responsáveis pela sua morte. Entretanto a história assustadora desse filme não fica só na ficção. Tá lembrado que foi durante uma gravação desse filme que Bruce Lee foi morto com um tiro? Relembre esse bafo no post 10 Atores que Morreram durante as Filmagens.

Ed Wood (1994)

Essa biografia meio comédia do diretor de cinema de filmes trash Ed Wood se passa na década de 1950 e conta o relacionamento do cineasta com os atores que trabalhavam com ele. Em uma das cenas, o ator que interpreta o Conde Drácula nos filmes de Wood, tenta assustar algumas criancinhas que batem a sua porta na noite de Halloween. Mas seu plano não dá muito certo...

Ruas de Liberdade (1999)

Uma comédia dramática de dois irmão judeus curtindo a vida em Baltimore nos anos 50. Em uma determinada noite, um deles sai para curtir uma festa de Halloween e acaba conhecendo Dubbie, por quem fica completamente apaixonado. O filme é bem água com açúcar, mas às vezes entra em algumas questões sociais da época. Bonitinho.

Possuída (2000)

As dupla de irmãs Ginger e Brigitte são obcecadas por morte. Em uma noite no inicio de outubro as duas saem pelas ruas do bairro e um lobisomem ataca Ginger, que até o último dia do mês sofre diversas transformações pelo corpo. O lance é que ao comparecer em uma festa de Halloween todos estão convencidos de que Ginger está usando apenas uma fantasia.

May (2000)

May é uma jovem meio louca que é das mais perturbadas. Não ter um verdadeiro amor e uma verdadeira amizade estão entre seus maiores problemas. Para celebrar o Dia das Bruxas ela se veste exatamente como a sua boneca, que é sua única “amiga”. Até aí nenhum problema, certo? Você vai ver só o que ela vai fazer para descolar um namorado...

Donnie Darko (2001)

Donnie é um garoto que tem várias alucinações e sua psiquiatra vem com o papo que ele é esquizofrenico. Faltando quatro dias para o Halloween, uma turbina de avião cai no meio da cidade e tudo gira em torno desta data. Não dá pra falar muito se não entrega o ouro. vale a pena assistir!

Mistérios da Carne (2004)

Em uma noite de Halloween rolam vários acontecimentos estranhos com os amigos Neil e Brian. Entretanto, nenhum deles tem a mínima ideia do que aconteceu, mas Brian acredita que eles teriam sido abduzidos por alienígenas. O tempo se passa e Brian constantemente tem sonhos bizarros, que os atormenta tanto que ele começa uma busca atrás de respostas.

Meninas Malvadas (2004)

Os pais de Cady são zoólogos e agora se mudaram da África para os EUA. Quando Cady chega a escola conhece um grupo de meninas que é super popular, porém, ela se apaixona pelo namorado de uma delas. Já viu, né? Rola a maior confusão. Candy rouba o namorado da garota, que não perde a oportunidade de conquista-lo novamente em uma festa de Halloween.

Penelope (2006)

Depois de uma maldição, uma das integrantes da família Wilhern nasce com um nariz de porco. Nesse conto de fadas, o feitiço só é quebrado se Penelope encontrar o amor verdadeiro. Para isso, ela sai de sua pequena cidade e vai para Nova Yorque, onde acontece várias coisas, entre elas uma festa de Halloween.

Contos do Dia das Bruxas (2008)

Tá ligado aquelas histórias cruzadas que acontecem em uma noite? Nesse filme, o Dia das Bruxas é cenário para quatro contos assustadores que giram em torno das lendas de Halloween.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 29 Set 2014.