Guia da Semana

15 Lugares que todo cinéfilo precisa conhecer em São Paulo

Conheça os melhores cinemas de rua, restaurantes, livrarias e lojas para amantes de cinema

São Paulo não é só uma cidade que não dorme: ela também é uma cidade cinéfila. Não faltam opções de cinemas especiais, restaurantes e lojas especializados no tema, por isso, se você é apaixonado por cinema como nós, confira estas 15 dicas imperdíveis:

 

Para comer e beber

Big Kahuna Burger

Inspirado pelo hambúrguer favorito de Marcellus Wallace no clássico “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, o espaço se especializou em lanches com muito bacon e é indicado para os cinéfilos mais esfomeados.

 

Almodovar

Com uma proposta mais refinada, o Almodovar traz o nome do cineasta espanhol para valorizar a vocação europeia da casa, decorada com touros, leques e outras particularidades da cultura  hispânica. No cardápio, destaque para as “tapas”.

 

Jedi’s Burger e Grill


Todo fã de Star Wars precisa ir, pelo menos uma vez, ao Jedi’s Burger e Grill, localizado na Chácara Santo Antônio. Além de decorado como o interior de uma nave espacial (com vista para as estrelas e tudo) e iluminado por sabres de luz, o restaurante frequentemente conta com visitas de cosplayers vestidos como Storm Troopers. Para os mais criativos, é possível montar seu próprio lanche ou escolher entre mais de 50 opções no cardápio.

 

Gibi Cultura Geek

Voltado, como o nome diz, para o público Geek, o espaço é uma mistura de bar e espaço cultural que recebe exposições e convenções ligados a livros, quadrinhos, séries e filmes. No cardápio, você encontra hot dogs, quesadilhas, drinks temáticos, milk shakes e outras delícias nerds.

 

Para curtir uma sessão especial

Reserva Cultural

Quem procura uma programação de cinema mais exclusiva precisa conhecer o Reserva Cultural. Com poucas salas, o espaço prioriza a exibição de filmes de arte e complementa a experiência com um café, um bistrô e uma lojinha com filmes, camisetas e outros objetos irresistíveis para o público cinéfilo.

 

Espaço Itaú de Cinema - Augusta


Com salas confortáveis, boa localização e uma lojinha de deixar qualquer cinéfilo apaixonado, o Espaço Itaú de Cinema Augusta é um refúgio para quem procura o equilíbrio entre uma boa programação (com uma combinação de filmes alternativos e populares) e um espaço agradável, mais aberto à rua.

 

Caixa Belas Artes

Tradicional reduto cinéfilo de São Paulo, localizado entre a Consolação e a Avenida Paulista, o Caixa Belas Artes também é conhecido por ter uma programação diferente, com bastante ênfase no cinema nacional. O espaço também é conhecido pelos Noitões e Cineclubes, que trazem clássicos e filmes cults para as telonas. Mas atenção: as salas do térreo têm inclinação muito suave, o que pode prejudicar a visibilidade.

 

MIS

Misto de museu e espaço cultural, o MIS se tornou famoso pelas grandes exposições interativas sobre mestres do cinema – Truffaut e Kubrick já passaram por lá, Tim Burton chega em 2016 -, mas também traz uma programação rica com cursos, mostras e sessões especiais, como o Cinematographo (com acompanhamento musical ao vivo).

 

Cinemateca Brasileira

Principal acervo do cinema brasileiro, a Cinemateca também tem uma programação intensa de mostras, incluindo a tradicional Mostra de Cinema de Direitos Humanos, sessões ao ar livre e retrospectivas com grandes cineastas.

 

CineSala


Localizada na Fradique Coutinho, longe do burburinho dos cinemas de rua da Avenida Paulista, a CineSala reabriu recentemente e já é uma das queridinhas do público cinéfilo paulistano. Uma das razões são os sofás dentro da sala, o que dá a sensação de estar assistindo a um filme em casa, mas com uma tela grande e uma programação de primeira.

 

Para ler sobre filmes

Blooks

A livraria Blooks, localizada próximo ao Espaço Itaú de Cinema no shopping Frei Caneca, é um dos cantinhos cinéfilos mais aconchegantes da capital paulistana. Recheada de livros sobre cinema, DVDs e Boxes com clássicos mundiais, a loja ainda realiza lançamentos e debates com autores e diretores.

 

Livraria Martins Fontes - Paulista


Para quem ama livros (quase) tanto quanto cinema, a livraria Martins Fontes da Avenida Paulista é uma parada obrigatória. Além de linda, com sua escada em caracol, a loja traz uma seleção bem completa de títulos sobre cinema, entre biografias, livros técnicos, análises e livros que inspiraram filmes.

 

Livraria Cultura – Artes (Conjunto Nacional)

Quem passa pelo Conjunto Nacional nota que existem duas Livrarias Culturas: uma delas é especializada em artes e tem uma sessão, no andar superior, dedicada a cinema. Lá você encontra art books, biografias, livros sobre história do cinema e livros para aspirantes a diretores, roteiristas, animadores ou quaisquer outras especialidades da área. Na prateleira ao lado, há ainda uma coleção de livros sobre teatro.

 

Para se jogar nas compras

Iron Studios


Se você está entre aqueles fãs que não se contentam em assistir ao filme, mas querem levar um pedacinho dele para casa, prepare o bolso para conhecer a Iron Studios. A loja, localizada na Gabriel Monteiro da Silva (há uma segunda, menor, no shopping Eldorado), é especializada em estátuas de diversos tamanhos e figuras de ação com personagens do cinema, dos quadrinhos e das séries de TV. É lá que você vai encontrar um diorama imitando a batalha dos Vingadores, uma estátua em tamanho real do mestre Yoda ou uma réplica do carro do Batman.

 

Feira Como Assim?

A feira que acontece aos domingos no shopping Center 3, na Avenida Paulista, recebe diversas barraquinhas com camisetas e objetos de decoração com estampas de cinema e cultura pop em geral. É possível encontrar azulejos decorados, pôsteres, bijouterias, almofadas e muito mais, para todos os tipos de cinéfilos.

Atualizado em 25 Ago 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas