Guia da Semana

34ª Mostra Internacional de Cinema

Mais de 450 títulos serão exibidos em mais de 20 salas paulistanas até 4 de novembro

Com início previsto para 22 de outubro e término em 4 de novembro, a capital paulista recebe a 34ª Mostra Internacional de Cinema. O evento ocupa mais de 20 espaços em toda a cidade e exibe mais de 450 filmes de várias partes do mundo. A abertura acontece em 21 de outubro, no Auditório Ibirapuera, a partir das 20h30, com a exibição do filme O Estranho Caso de Angélica, dirigido pelo cineasta português Manoel de Oliveira que confirmou presença no evento. Entrada é franca.

Entre as novidades deste ano, uma homenagem ao centenário do cineasta japonês Akira Kurosawa. Além do cartaz da Mostra, que está em dupla face e traz um storyboard de um dos longas do artista, eventos paralelos acontecem em meio às exibições na telona: o Instituto Tomie Ohtake recebe de 22 de outubro a 28 de novembro a exposição Kurosawa - criando imagens para cinema, que reúne 80 storyboards originais do cineasta.

Não é apenas o centenário de Akira Kurosawa que será lembrado. Os 100 anos do Corinthians também serão homenageados. A Mostra vai exibir o filme O Corintiano, de Milton Amaral, e estrelado por Mazzaropi, que faz o papel de um fanático torcedor do tradicional clube paulistano. A sessão acontece em 27 de outubro, no vão livre do Masp.
 
Além da programação normal, o evento conta com algumas seções especiais. Destaque para a primeira exibição na América Latina da cópia restaurada com 25 minutos inéditos do clássico Metrópolis, de Fritz Lang - 24 de outubro, 20h, no gramado do auditório do Ibirapuera -, e a sessão do longa-metragem de Raul Ruiz, Mistérios de Lisboa.

Seguindo essa linha de diversidade na produção cinematográfica, a 34ª edição da Mostra conta com mais de 400 títulos que não fazem parte do cronograma normal de exibições e estão divididos em Perspectiva Internacional; Competição Novos Diretores, com exibição de filmes de cineastas que tenham realizado no máximo dois longas; Mostra Brasil, Retrospectivas e Exibições Especiais.

Destaque para a competição de novos diretores, que vai premiar o melhor filme com o troféu Bandeira Paulista. O júri responsável pela eleição será formado por atrações internacionais, como o cineasta britânico Alan Parker, o diretor e crítico italiano Carlo Di Carlo, o crítico francês Michel Ciment, o ator sérvio Miki Manojlovic, o cineasta israelense Samuel Maoz e o diretor armênio-francês Serge Avedikian.

Confira os locais onde serão exibidos filmes da 34ª Mostra Internacional de Cinema: Unibanco Arteplex 1, 2, 3, 4 e 5; CEU Perus; Cine Livraria Cultura 1 e 2; Cinesesc; Cine Sabesp; Espaço Unibanco de Cinema Pompéia; Espaço Unibanco de Cinema Augusta; Cinemateca (Sala BNDES e Sala Petrobrás); Centro Cultural São Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil; Cinemark Eldorado; Cinemark Cidade Jardim; Cine Tam Morumbi Shopping; Cine Olido; Reserva Cultural; Museu da Imagem e do Som; Matilha Cultural; FAAP; Vão Livre do Masp; e Terreiro A Pele do Invisível (29ª Bienal de São Paulo).

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta