Guia da Semana

O novo filme de Tom Ford – estilista que estreou como diretor com “Direito de Amar” (2009) – só chega aos cinemas no final de dezembro, mas o público paulistano já teve a chance de conferir o thriller em primeira mão durante a 40ª Mostra Internacional de Cinema. Protagonizado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal, “Animais Noturnos” tem sido comentado como um dos fortes concorrentes ao Oscar 2017 e pode render a Adams seu primeiro prêmio.

O longa é baseado no romance “Tony e Susan”, de Austin Wright, e conta a história de uma mulher, dona de uma galeria de arte, que recebe do ex-marido um manuscrito com seu novo livro: uma história violenta sobre tragédia e vingança, dedicada a ela. O filme então acompanha a trama do livro, trazendo Gyllenhaal como protagonista, mas outra atriz (Isla Fisher) no lugar de Adams, paralelamente à trama real de Susan, que lê e se lembra do tempo em que os dois estiveram juntos.

O filme tem um elenco forte (além dos três, também se destacam Michael Shannon e Aaron Taylor-Johnson) e uma fotografia sofisticada (como se poderia esperar de Ford), mas é a intensidade das atuações de Adams e Gyllenhaal que prende o espectador à poltrona. Despedaçados por acontecimentos reais ou ficcionais, eles conduzem uma história ao mesmo tempo cheia de ação e suspense (na parte que representa o livro) e carregada de reflexões sobre amor, ódio e valores.

“Animais Noturnos” foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP e estreia nos cinemas no dia 29 de dezembro.

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Dez 2016.