Guia da Semana

Toy Story” fazendo referência a “O Iluminado”? “O Senhor do Anéis” com mais mortes no placar do que “Kill Bill”? Uma edição do Oscar que não pôde premiar uma trilha sonora por ela ter música demais? Existem muitos fatos curiosos por trás das câmeras do mundo do cinema, e boa parte deles a gente nem fica sabendo. Mas alguns a gente sabe. E vamos fazer questão de contar para você:

A idade do vilão de "Up: Altas Aventuras" não faz sentido - e a Pixar sabe disso

Capaz de encher de lágrimas os olhos de milhares de pessoas ao redor do mundo, o simpático “Up: Altas Aventuras” também agradou ao fazer com que uma pequena casa suspensa por balões virasse cultura pop. No entanto, existe um problema no roteiro do filme que só foi devidamente explicado no final do ano passado com o lançamento do livro “Criatividade S/A”, escrito por Ed Catmull, um dos criadores da Pixar — a produtora responsável por dar vida à animação.


Segundo Catmull, a história de Up era bem diferente daquela que vimos em cena: falaria sobre dois príncipes que viviam num castelo voador. Com o tempo, o castelo acabou se tornando a casa e os príncipes viraram o rabugento senhor Fredricksen e seu arqui-inimigo, Charles Muntz. O problema é que uma parte da trama que existia antes teve de permanecer para que o filme entrasse em cartaz: Muntz se mantinha jovem por causa de alguns ovos mágicos que a gigantesca ave da animação botava. A parte dos ovos mágicos foi retirada na versão final do filme, porém, a diferença de idade entre Fredricksen e Muntz foi mantida, o que se tornou muito estranho, uma vez que Muntz teria por volta de 110 anos.

Eddie Murphy estrelou o maior fracasso de bilheteria de todos os tempos


Ter o nome do comediante Eddie Murphy num filme significou sucesso garantido por muitos anos. “Um tira da pesada”, “O rapto do menino dourado” e “Um príncipe em Nova York” foram alguns dos grandes blockbusters estrelados pelo ator. No entanto, a partir dos anos 2000, a coisa mudou e Murphy se tornou um péssimo negócio para Hollywood. Talvez o maior exemplo disso seja “As Aventuras de Pluto Nash”, comédia estrelada pelo ator, que é considerada o maior fracasso de bilheteria da história do cinema.

Com uma produção de 100 milhões de dólares, o longa teve um prejuízo de 93% do custo ao arrecadar apenas 7 milhões de bilheteria.

"Toy Story" é repleto de referências a "O Iluminado"

Outra da Pixar. Acostumados a se autorreferenciar em seus filmes, os artistas da produtora também parecem gostar do clássico de Stanley Kubrick,” O Iluminado”. Na verdade, apenas um artista em específico: Lee Unkrich, diretor do terceiro “Toy Story”.


Quando trabalhou como editor do primeiro “Toy Story”, Unkrich conseguiu com que colocassem uma referência ao seu filme favorito no carpete da casa do personagem Sid. No entanto, quando ele se tornou o responsável pela terceira parte da franquia é que a coisa ficou séria: de placas de caminhão até câmeras de segurança e sistemas de monitoramento, qualquer detalhe em cena poderia servir para que o diretor fizesse sua homenagem ao clássico do suspense.

"O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei" é o filme com maior número de mortes do cinema


Esqueça “Kill Bill” ou “Rambo”, o filme que mais apresentou mortes na história do cinema foi a última parte da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Com 836 baixas contabilizadas, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” ficou na frente até dos sanguinários “300” (com 600 mortes) e o clássico de guerra “O resgate do Soldado Ryan” (com 255).

A lista completa dos filmes com maior número de mortes você pode conferir aqui.

A trilha sonora de "Na Natureza Selvagem" não pôde concorrer ao Oscar da categoria por ter "música demais"

Composta pelo líder do Pearl Jam, o norte-americano Eddie Vedder, a trilha sonora do filme “Na Natureza Selvagem” não é apenas um dos pontos altos do longa: é também uma das mais queridas do cinema — e, se você ainda não conhece, pode conferir por aqui. Por causa de tudo isso, e também por ter levado os prêmios de melhor trilha sonora e melhor canção no Globo de Ouro de 2008, era esperado que ela fosse pelo menos indicada ao Oscar no mesmo ano. Mas não foi o que aconteceu.


Por conter “música demais”, a academia optou por nem mesmo indicar o filme, dizendo ainda que queria privilegiar temas mais dramáticos e pontuais, seja lá o que isso queira dizer.

E você, já sabia de tudo isso? Então comente aqui no post e conte outras curiosidades que faltaram na lista!

Por Redação

Atualizado em 1 Set 2015.