Guia da Semana

Sabe aqueles filmes que você se coloca na situação da pessoa ou ainda sabe exatamente o que o personagem do filme está passando porque você já viveu algo parecido?

Às vezes, esses filmes caem no seu colo pra dar aquele chacoalhão mais do que merecido. Na sequência, você vai ver alguns filmes que são verdadeiras lições de vida:

“À Procura da Felicidade” (2006)

Após perder tudo, Chris Gardner - protagonizado por Will Smith - se vê em um ponto de sua vida em que tem que se reinventar para garantir a sobrevivência dele e do seu filho.

Lição: jamais desistir em ir atrás de seus sonhos sempre com garra e determinação.

“Um Domingo Qualquer” (1999)

Al Pacino vive um treinador de futebol que precisa passar confiança e segurança aos seus jogadores. Na cena decisiva do filme seu personagem Tony D'Amato faz um dos melhores discursos motivacionais do cinema.

Lição: a importância do trabalho em equipe e força de vontade ao se deparar com um ambiente competitivo.

“Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” (2000)

Erin trabalha é uma secretária em um escritório de advocacia e decide investigar uma poderosa empresa que vem contaminando as águas de uma pequena cidade. Com a ajuda de seu chefe, o advogado Edward, ela consegue levar o caso a tribunal e a companhia é condenada a pagar 333 milhões de dólares em indenizações. A história é baseada em fatos reais.

Lição: nem sempre os grandalhões vencem. Vale a pena lutar pelos seus direitos.

“O Escafandro e a Borboleta” (2007)

O editor de uma das revistas de moda mais importante do mundo sofre um derrame cerebral e fica preso em seu próprio corpo. O único movimento que lhe resta é o do olho esquerdo. A história é baseada em num fato real.

Lição: valorizar o que temos e principalmente superar os obstáculos que vem pela frente.

“Sociedade dos Poetas Mortos” (1989)

Um professor de literatura usa novos métodos de ensino em uma escola mais que tradicional e incentiva os alunos a tirarem as próprias conclusões em meio a uma série de regras propostas pela sociedade.

Lição: não aceitar tudo que vemos e às vezes contestar os limites estabelecidos pela sociedade. Mas com cautela! ;)

“Antes de Partir” (2007)

Dois portadores de câncer estão internados em um hospital e decidem fazer uma lista com coisas que gostariam de fazer antes de morrer.

Lição: aproveitar o máximo o que a vida e realizar tudo o que você deseja. Sem prejudicar ninguém, claro!

“Filadélfia” (1993)

Andrews, personagem homossexual vivido por Tom Hanks, é um talentoso advogado que trabalha até descobrirem que era portador do vírus HIV. A partir daí, o preconceito passa a ser parte de sua vida e Andrews resolve processar a empresa.

Lição: não estabelecer nenhum tipo de preconceito e não julgar as pessoas por sua opção sexual.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 25 Ago 2015.