Guia da Semana

Dia 21 de dezembro passou e o fim do mundo não chegou. Mesmo assim, não existe hora para começar a fazer tudo que você tinha deixado para depois. Que tal começar por aqueles filmes que todo mundo fala que viu, menos você?

+ Veja quais filmes estão em cartaz nos cinemas
+ Confira a programação do circuito alternativo de cinema
+ Visite nosso canal especial sobre o Oscar 2013
O Guia da Semana preparou uma lista com alguns dos filmes obrigatórios para todos amantes do Cinema assistirem. Separamos alguns dos melhor longas de cada gênero, além de um lista um pouco maior no final. Confira:
Drama: O Poderoso Chefão (1972)

Presença garantida em quase todas listas de melhores filmes da história, o filme de Francis Ford Copolla conta a história da família Corleone, envolvida com a máfia nos anos 40 e 50. Mais do que um filme sobre gangsters, o longa traz valorosas lições sobre negócios, relações pessoais e claro, sobre família.

Terror: O Iluminado (1980)


Esqueça Jogos Mortais e Atividade Paranormal: O Iluminado é a verdadeira obra prima do terror. Resultado da mistura entre um dos maiores escritores de terror dos Estados Unidos, Stephen King, com um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, Stanley Kubrick. Você nunca mais vai ver um hotel vazio da mesma maneira.
Romance: Casablanca (1942)


Poucos triângulos amorosos tiveram tantos riscos envolvidos como o da história de Casablanca. Humphrey Bogart interpreta Rick Blaine, o dono de um café duranta a ocupação da França pelos Nazistas que acaba reencontrando uma antiga namorada. Divido entre o amor e uma solulção para a guerra, ele deve tomar uma decisão difícil, mas uma coisa é certa "Eles sempre terão Paris".
Ação: O Exterminador do Futuro 2 (1991)

Antes de dirigir Avatar e Titanic, James Cameron era o homem dos filmes de ação em Holywood. O Exterminador do Futuro 2 é uma das maiores obras de ação do cinema, e, além de lançar várias frases de efeitos famosas, como "Hasta la vista, baby", serviu para sacramentar Arnold Schwarzenegger como um dos maiores astros do gênero.
Ficção Científica: Trilogia Star Wars (1977)
Star Wars

O três filmes que formam a ópera espacial de George Lucas foram um sucesso tão grande que inventaram o conceito de blockbuster, pilar do cinema moderno. Mas além de sucesso financeiro, a obra é uma história fantástica sobre um jovem que se vê envolvido numa grande aventura pelo espaço ao lado de personagens clássicos como Chewbacca, Han Solo, Yoda e Darth Vader. Mas finja que a nova trilogia nunca existiu.
Comédia: Tempos Modernos (1936)

Mudo e em preto e branco. Lançado no começo do século passado, este filme conseguiu definir o que é a vida moderna de forma ácida e crítica. Escrito, dirigido e estrelado pelo gênial Charles Chaplin, "Tempos Modernos" prova que o humor transcende as palavras.

Infantil: Branca de Neve e os Sete Anões (1937)


Este não foi só o primeiro longa-metragem de Walt Disney, como também o primeiro filme de animação produzido na história do cinema. O longa é composto por mais de 250 mil desenhos feitos as mão e sua qualidade impressiona até hoje, onde filmes animados em computador são a maioria.
Hors-concours


Sabemos que ficou muita coisa boa de fora, mas os filmes acima são o básico do básico de cada gênero. Depois de ter visto nossa lista de pré-requisitos , você pode pular de cabeça mundo no cinema.

Veja também “Pulp Fiction”, “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, “A lista de Schindler”, “Taxi Driver”, “Scarface”, “Clube da Luta”, “Amnésia”, “Akira”, Edward Mãos de Tesoura”, "Um Sonho de Liberdade", "O Exorcista", "Psicose", "12 Homens e uma Sentença", "Sete Samurais", "Matrix" e "Cidade de Deus".
E você, qual o filme que você acha obrigatório para todo cinéfilo ver antes do fim do mundo?

Por Edson Castro

Atualizado em 14 Ago 2013.