Guia da Semana

7,5 filmes de zumbi que você precisa assistir

Com o lançamento de Guerra Mundial Z veja uma lista imperdível de filmes de zumbi que você precisa conhecer

Os zumbis nunca estiveram tão em alta. Guerra Mundial Z chega aos cinemas, o seriado The Walking Dead atinge picos de audiência no canal americano AMC e também aqui, restransmitido pela Fox, e as zombie walks (passeatas onde milhares de pessoas se fantasiam de morto-vivo e andam pela cidade) se espalharam pelo mundo - em São Paulo, o evento reuniu pelo menos três mil pessoas no centro da cidade, no ano passado.

>> Veja quais são os filmes que estreiam esta semana
>> Confira nosso guia de lojas geeks em São Paulo
>> Fique por dentro dos filmes que estão em cartaz nos cinemas

No clima dos zumbis, o Guia da Semana se inspirou no tema e preparou uma lista com sete filmes e meio de zumbi que você precisa conhecer. Confira!

 

Estrelado por Bela Lugosi este foi o primeiro filme de zumbis na história do cinema. O longa conta como um jovem recém-casado, em viagem pelo Haiti, vê sua noiva sequestrada e transformada em um zumbi por um maligno feiticeiro.

 

Apesar de não ser o primeiro do gênero, o filme dirigido por George Romero definiu muita das características usadas em filmes de zumbi até hoje. Na história, uma jovem vê o irmão ser morto por mortos vivos em um cemitério e foge para se abrigar em uma casa. O filme está disponível na integra no Youtube.

 

Baseado na obra do escritor H. P. Lovecraft, este filme foge do padrão de filmes de zumbi com contágio em massa. A trama mostra um estudante de medicina que cria uma fórmula capaz de reanimar criaturas mortas. Mas claro, a experiência logo foge de seu controle...

 

Remake de "O Despertar dos Mortos", de 1978, o filme conta a história de um grupode sobreviventes que se refugia em um shopping após zumbis dominarem a sua cidade. Mas logo eles descobrem que mesmo lá dentro, eles não estão em total segurança.

 

O filme que revelou o comediante Simon Pegg para o mundo subverteu o genêro de filmes de zumbi tirando-os do horror e mostrou que mortos-vivos podem ser muito divertidos. Na trama, um homem tenta salvar sua ex-namorada durante um ataque zumbi.

 

Também na linha da comédia, o filme canadense mostra o que acontece depois que o mundo se livra de uma epidemia zumbi. Na nova sociedade, os mortos-vivos são controlados por coleiras. O filme mostra a história de Timmy, um garoto que começa a criar uma grande amizade com Fido, seu zumbi de estimação.

 

Mistura de comédia com ação, este filme mostra um grupo de sobreviventes que viaja pelos Estados Unidos, após uma infecção zumbi que destruiu o país. Destaque para as cenas que acontecem em um parque de diversão e a divertida aparição do ator Bill Murray.

 

Mas e por que 0,5 da lista? Tudo por causa do filme abaixo, dirigido por Danny Boyle.

 

Se George Romero definou o gênero lá século XX, Extermínio deu um novo tom para os filmes de zumbi do século XXI. Com um estilo bem sério o longa foi um dos primeiro do genêro a ser aclamado pela crítica.

A história mostra uma Londres deserta e infestada de humanos contaminados, que ao invés de se arrastarem, correm ferozmente atrás de suas vítimas.

A única diferença é que as criaturas do filme não são propriamente zumbis, mas sim pessoas infectadas com uma versão do vírus da raiva, o que foge um pouco do padrão de mortos-vivos tradicional.

Você lembra de algum filme de zumbi que ficou de fora de nossa lista? Diga ai nos comentários.

Atualizado em 30 Set 2013.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas

Playarte Splendor inaugura novo cardápio para ser degustado no cinema

Praticidade é o foco dos novos petiscos da Sala Vip

Cinema nacional tem crescimento expressivo em 2016

Filmes brasileiros atraíram 30,4 milhões de espectadores no último ano

"La La Land" ganha vídeo em versão 8-Bit e você precisa assistir!

Com 14 indicações, musical é a grande apostar do Oscar 2017

Filmes com mulheres protagonistas em Hollywood bate recorde em 2016

Estudo mostra que 29% dos filmes com maiores bilheterias foram estrelados por mulheres