Guia da Semana

O ano de 2013 foi repleto de lançamentos de filmes sobre o espaço sideral, vide os aclamados "Gravidade" e "Europa Report". Mas dificilmente os diretores e roteiristas acertam a mão com tanta acuidade ao tentar reproduzir a vida no espaço nas telas do cinema como aconteceu nos longas citados.

+ Trilhas sonoras de filmes que você tem que ouvir
+ 9 filmes sobre maconha

Pensando no realismo e fidedignidade científica, selecionamos os filmes de sci-fi sobre viagens espaciais que mais se basearam na realidade para compor a historia e, principalmente, o cenário de suas tramas. Obviamente que "2001 - Uma Odisseia no Espaço" não ficaria de fora desta lista. Mas aqui você vai encontrar também outros exemplos que não se tornaram grandes hits das bilheterias. Confira abaixo:

Gravidade (2013)

Se você ainda não viu "Gravidade" - em 3D, de preferência - não se preocupe porque tomamos cuidado pra não soltar nenhum spoiler aqui. O fato é que assistir à obra de Alfonso Cuarón no cinema é uma experiência realmente transcendental, então prepare-se para desviar de parafusos, nadar no vácuo, rir, chorar e economizar em inspiradas e expiradas. No filme, Sandra Bullock interpreta uma engenheira médica em sua primeira missão espacial. Além da sentir na pele o que a personagem de Bullock sente, o filme é um retrato extremamente fiel à vida em órbita - salvo alguns detalhes que foram "maquiados" pra intensificar o drama. O visual criado por Cuarón emociona e transmite um pouco da noção da imensidão do universo, mostrando como a existência humana fora da Terra está sempre por um fio.

Europa Report (2013)

Fruto da avalanche de filmes sobre espaço lançados em 2013, "Europa Report" - junto com "Gravidade" - está entre os top 5 em questão de realismo. No longa, uma equipe parte numa expedição espacial bancada com dinheiro privado para procurar vida numa das luas de Júpiter. Novamente, não estamos falando do realismo da trama em si, mas da maneira ultra-realística com que o diretor equatoriano Sebastián Cordero retrata, em estilo documental, os perigos das viagens espaciais e a superfície da Europa - a lua, não o continente - composta de oceanos cobertos de geleiras. Tem que ver.

Lunar (2009)

Taí uma história mais humana do que extra-terrestre transcorrida no ambiente espacial. O filme deixa um pouco de lado as aventuras espaciais e problemas técnicos pra tratar da solidão e de questões existenciais. Óbvio que, ao usar uma missão espacial e a Lua como cenário, tudo fica muito mais intenso e fantástico - e muito real. Na trama, o astronauta Sam Bell está há três anos trabalhando na Lua acompanhado de seu computador, GERTY, enviando informações à Terra a fim de solucionar problemas de energia do nosso querido planeta. Uma curiosidade: o diretor Duncan Jones é filho do artista David Bowie.

Solaris (2002)

O filme soviético de 1972 ganhou uma repaginada nas mãos do diretor Steven Soderbergh e é considerado um clássico do cinema de ficção científica, o contraponto ao filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick. George Clooney interpreta um psicólogo que foi chamado pra investigar um grupo de astronautas que vem apresentando um comportamento estranho na estação espacial que orbita no planeta Solaris. Porém, ao chegar na estação ele tem duas surpresas. Não é tão realista assim, mas vai saber...

Missão: Marte (2000)

Calma. Não estamos falando aqui que o filme tem uma historia realista e nem julgando a qualidade da trama. Afinal, este também é um filme de aventura e não um relatório espacial da NASA. Mas que Brian De Palma se dedicou para retratar Marte com fidedignidade, ninguém pode negar. Na versão do diretor, o "planeta vermelho" é recriado com base nos dados e imagens coletados nas expedições realizadas até Marte desde os anos 70. Porém, De Palma usa a figura do "rosto de Marte" como premissa para o enredo - o que já caiu por tabela, já que se comprovou que aquela imagem se parece com tudo menos com um rosto quando vista de perto.

Apollo 13 (1995)

A saga desastrosa, porém, heroica de Tom Hanks e companhia também trouxe como principal chamariz a fidelidade com que retratava o treinamento de astronautas, a beleza da vista do espaço e os movimentos desacelerados dos tripulantes causado pela ausência de gravidade. Porém, não vá assistir ao filme achando que verá um tratado científico sobre o espaço. Assim como toda produção hollywoodiana, algumas "licenças poéticas" foram usadas para enfatizar o lado dramático da historia.

Alien - O 8° Passageiro (1979)

Apesar de não ter uma trama muito realista, "Alien" chegou quebrando o estereótipo de extra-terrestre representado no cinema até então e foi um dos filmes que mais se aproximou da realidade ao retratar uma nave espacial. Se você comparar a Nostromo - nome da nave no filme - às naves de Star Wars, Star Trek e derivados, verá que a versão de Ridley Scott não tem nada de glamouroso, límpido e organizado e mais se parece com uma plataforma de construção civil imunda do que qualquer outra coisa. Ou seja, muito mais a cara de algo "conservado" pelo ser humano.

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

Primeiro, o que todo mundo já sabe: "2001" é uma das maiores obras-primas de Stanley Kubrick, dos filmes de Sci-Fi e, quiçá, de toda a historia do cinema. Além de ser um filme enigmático, "2001" se saiu muito bem no quesito realismo. Pode reparar que, tirando as sequências em que rola a trilha sonora do filme, não há som nas cenas "em órbita" já que, tecnicamente, não existe reprodução de som no espaço - esperto Mr. Kubrick, não? Vale relembrar que, um ano após o lançamento do filme, o homem pisou na lua pela primeira vez - ou supostamente pisou, para alguns.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 10 Mar 2014.