Guia da Semana

9 documentários para entender a história do grafite

Veja uma lista de dos principais documentários do movimento que nasceu em Nova York e conquistou o mundo

Grafite é arte, grafite é vida! Essa expressão artística que faz parte do nosso dia a dia muitas vezes é marginalizada e reprimida. Mas felizmente, o cenário vem mudando a cada dia que passa e ao invés das pessoas enxergarem as obras como apenas mais um rabisco, elas estão se conscientizando que é uma forma de arte. E que arte!

Para você entender melhor como tudo isso começou, qual é a visão desses artistas em relação aos seus grafites e até como uma lei pode acabar com obras de artistas renomados, fizemos uma lista de documentários que é de tirar o folêgo.

Alguns documentários estão na integra no YouTube, porém estão em inglês ou em francês. Outros, são apenas os trailers. Se você não conseguir ver por alguma dessas razões, vale muito a pena ir atrás desses docs. Divirta-se!

Graffiti Fine Art (2013)

Jared Levy gravou entrevistas com diversos artistas urbanos para o documentário “Graffiti Fine Art” e uma das questões abordadas era que se o grafite deixa as ruas e vai para dentro das galerias e museus, ainda pode ser considerado grafite?

Graffiti Fine Art from Jared Levy on Vimeo.

Cidade Cinza (2012)

Em 2008, a prefeitura de São Paulo iniciou uma política de limpeza urbana e foi decidido que os muros da cidade com intervenções artísticas seriam pintados de cinza. O documentário conta essa história e mostra como os artistas OsGemeos, Nunca e Nina se juntam para repintar um muro de 700 metros.

Graffiti Wars (2011)

Esse documentário é polêmico! Em 46 minutos o “Graffiti Wars” conta a história de uma das maiores tretas do mundo das artes dos últimos anos. Uma guerra entre os artistas Banksy e Robbo.

Pixo (2009)

Não é bem sobre o grafite, mas esse documentário aborda a pichação como fenômeno cultural em São Paulo e o seu impacto internacional na street art. O filme participou da exposição “Né dans la Rue” (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, em Paris.

Alter Ego – A Worlwide Graffiti Documentary (2008)

Este documentário trás um olhar mais atento para dentro no maior movimento de arte que o mundo tem visto até agora, mesmo sendo uma forma de arte que ainda não é tão bem compreendida pela maioria das pessoas.

Roadsworth – Crossing the Line (2008)

Um artista de montreal que espalha a sua marca pela cidade é processado e luta para defender seu trabalho como liberdade de expressão.

Bomb it  (2007)

Dirigido pelo premiado diretor Jon Reiss, o documentário “Bomb it” estreou no Tribeca Film Festival de 2007. Jon viajou pelos cinco continentes em cidades como Cape Town, Londres, Paris, Amesterdão e São Paulo atrás dos movimentos de grafite mais importantes do mundo.

Tats Cru – The Mural Kings (2006)

Do grafite em metrôs para campanhas publicitárias. O filme fala sobre uma das “crews” mais respeitadas de NYC. São entrevistas detalhando a história que começou 25 anos atrás com três adolescentes do Bronx.

RASH (2005)

O documentário dirigido por Nicholas Hansen mostra toda a cena do grafite e street art de Melbourn, na Austrália. São entrevistas com os artistas locais e também os grafiteiros que passaram pela cidade e deixaram a sua marca.

Atualizado em 29 Jan 2016.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas

7 Filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em maio

"Corra!" e "Alien: Covenant" chegam aos cinemas neste mês

“Gostosas, Lindas e Sexies” – Sex and the City à brasileira chega aos cinemas com elenco plus-size

Filme estreia nesta quinta, 20 de abril