Guia da Semana

9 filmes para entrar no clima das férias de verão

Confira as produções que te farão relembrar os velhos tempos e inspirar o bom humor neste verão

Claro que não queremos que aconteça conosco ou com nossas férias a mesma coisa que acontece com a família Griswold em “Férias Frustradas”. Também não almejamos a dureza de viajar tendo que empurrar o carro toda vez que pararmos, igual na “Pequena Miss Sunshine”.

15 famosos separados no nascimento
Atores que fizeram personagens do sexo oposto
Atores que emagreceram ou engordaram para interpretar personagens 

Porém, pode ser pela nostalgia ou pela vontade de estar no mesmo clima dos personagens, é sempre bom pra alma assistir a esses filmes de férias de verão que são irresistíveis e cheios de cretinices, mesmo sendo quase todos iguais.

Se você quer amenizar o estresse e se transportar mentalmente pro recesso do trabalho, assista aos filmes que selecionamos abaixo pois eles são seu melhor remédio. :)

Um Morto Muito Louco (1989)

A história gira em torno de dois amigos que trabalham juntos e vão passar uns dias na casa de praia do chefe, Bernie Lomax. Chegando lá, eles descobrem (não muito rápido) que o Sr. Lomax já bateu as botas (!!!). Terry Kiser, ator que interpretou Lomax, quebrou algumas costelas durante as filmagens de tanto “cair de morto”. O filme foi su-su-sucesso do final dos anos 80 e inspirou até o funk do MC Serginho, lembra? Paraparapa Papa Pa...

Almôndegas (1979)

Antes mesmo de estourar com "Os Caça-Fantasmas", Bill Murray já estava brilhando muito neste filme que se passa naqueles acampamentos de verão americanos. Murray é o instrutor do acampamento e tem que lidar com os nerds, os pops, as gostosas e todos os outros tipos de clãs que existem na escola. “Almôndegas” passou bastante nos “Cinema em Casa” e “Sessão da Tarde” da vida. Um clássico imperdível do gênero.

As Grandes Férias (1989)

Outro filme que bombou nas tardes por aqui foi “As Grandes Férias” com dois dos maiores caras da comédia norte-americana: John Candy e Dan Aykroyd. É o típico enredo em que o pai junta a família pra passar umas férias naturebas e tranquilas no interior mas acaba tendo os planos estragados por um hóspede indesejado - que, neste caso, é seu cunhado, interpretado por John Candy (R.I.P.), o gordinho atrapalhado.

Pequena Miss Sunshine (2006)

É muito difícil assistir a esse filme e não se apaixonar por todos os personagens, mas principalmente pela Miss Sunshine e a Kombi amarela. É tipo “A Grande Família”, com uma pegada mais dramática e no formato de filmes independentes norte-americanos. Quem ainda não viu a historia da família que atravessa os EUA pra levar a filha caçula num concurso de miss infantil, está perdendo um dos melhores filmes dos últimos 15 anos.

Alegria de Verão (1966)

Este documentário de 1966 registra uma aventura real de surfistas em busca da onda perfeita. Por meio das imagens captadas pelas lentes do diretor Bruce Brown, acompanhamos um grupo de surfistas que literalmente rodam o mundo, surfando nos mares da África do Sul, Nigéria, Taiti, Austrália e em outros vários países. Sem contar que a trilha, crua e relaxante do “The Sandals”, é ótima e embala o documentário todo.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Este é divisor de gerações e foi o filme que impulsionou a carreira do diretor Richard Linklater – de “Antes do Amanhecer” e “Waking Life”. O longa retrata o último dia de aula da galera de um colégio numa cidadezinha do Texas. Os grupos, novamente, estão lá: atletas, veteranos, nerds, calouros e os “em cima do muro”. O legal é que, mesmo se dividindo em tribos, o povo acaba se misturando e, seja um geek ou um gostosão pop, 90% da população dos estudantes é maconheira.

Férias Frustradas (1983)

É heresia falar de clima de férias, verão e viagem e não falar de “Férias Frustradas” - só de lembrar da cara do Chevy Chase já dá vontade de rir. Pra quem não se recorda do filme, a família Griswold, cujo o patriarca é Clark (Chevy Chase), sai numa viagem de Chicago até o parque Walley World, em Los Angeles. Óbvio que coisas cretinas e absurdas vão acontecer no caminho, mas nada vai impedir Clark de se divertir com a família no parque. Mais uma joia escrita pelo querido John Hughes (R.I.P.²).

Curso de Verão (1987)

Pode ser que você também não se lembre deste filme, mas muuuito provavelmente, já assistiu a ele na TV em alguma tarde ociosa. É uma comedinha romântica bem light que conta a historia de um professor que, a mando do diretor da escola, vai ter que trocar suas férias havaianas pra dar aula de inglês pra um bando de repetentes. O filme tem um visual bem 80’s, com Kirstie Alley ainda arrasando quarteirões. Foi uma das primeiras aparições de destaque da atriz Courtney Thorne-Smith – atualmente, participando do “Two and a Half Men”.

American Pie 2 (1999)

Depois do primeiro filme da franquia, em que quatro amigos de escola combinam de transar pela primeira vez até o dia da formatura do colegial, “American Pie 2” traz todos eles formados, desvirginados e de férias de suas respectivas faculdades. Dessa vez, Jim, Oz, Kevin, Finch e Stifler – de bicão - decidem alugar uma casa na praia pra tocar o bordel. São os mesmos atores, interpretando os mesmos papéis, fazendo as mesmas cretinices e, ainda assim, não deixa de ter graça – além de bater uma vontade louca de festinhas na praia.

 

Atualizado em 1 Jan 2014.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor