Guia da Semana

Não foi surpresa para ninguém quando, recentemente, o CEO da Disney Bob Iger informou à BBC que não havia planos de interromper a franquia Marvel nos cinemas e que ela “poderia continuar para sempre”. A marca, afinal, já lançou 12 filmes em apenas oito anos e tem outros 11 programados até 2019. Mas não são só os super-heróis que viverão eternamente nos cinemas.

Depois do retorno de Star Wars às telas após 10 anos de hiato, com o esperado “O Despertar da Força”, fãs da saga de George Lucas já começaram a ficar preocupados com o excesso de material prometido para o futuro: um filme por ano, intercalando a história principal e spin-offs, pelo menos por mais uma trilogia (e provavelmente por muito mais).

A tendência das “franquias infinitas” já é uma realidade e vem se expandido para diversos títulos da cultura pop – aproximando o cinema da televisão e promovendo inclusive um intercâmbio entre as duas mídias, como aconteceu com a Marvel. Há casos, ainda, de expansões para o teatro e a literatura – como a peça “The Cursed Child”, que traz uma nova aventura com os personagens de Harry Potter e ganhará uma versão em livro ainda neste ano (que, segundo J.K. Rowling, NÃO é o oitavo romance da série).

Séries, peças e livros à parte, confira 9 franquias cinematográficas que podem durar para sempre (ou, pelo menos, por muito tempo):

Marvel

Filmes com heróis individuais serão intercalados com aventuras coletivas e, de tempos em tempos, esses personagens serão renovados, enquanto a fórmula funcionar. A DC até tem planos de seguir a mesma linha com a Liga da Justiça, mas a Disney está mais convicta de que seus Vingadores serão eternos nos cinemas.

Star Wars

Um filme por ano pode se revelar um tiro no pé para a Disney, mas, mesmo que a frequência diminua com o tempo, é possível que os fãs continuem ganhando novas trilogias (e têm que ser trilogias, para manter a tradição) regularmente.

Harry Potter

A saga de Harry, Ron e Hermione enquanto estudantes em Hogwarts pode ter terminado, mas “Animais Fantásticos e Onde Habitam” e “The Cursed Child” estão aí para provar que a franquia não acabou. Por enquanto, não há projetos oficiais, mas o mais provável é que “Animais” seja apenas o primeiro filme de uma nova série dentro do mesmo universo.

Velozes e Furiosos

Se depender de Vin Diesel, “Velozes e Furiosos” não terá fim em nenhum futuro próximo. O ator e produtor já anunciou que pretende realizar pelo menos mais três filmes da série até 2021.

Missão: Impossível

Tom Cruise não se cansa de mergulhar na pele do agente Ethan Hunt e, como ele, a Paramount também não tem planos de aposentar o personagem. O sexto episódio da franquia pode estrear em 2017.

Rocky

A franquia do boxeador Rocky Balboa parecia ter terminado em 2006, mas, quase dez anos depois, o personagem voltou a aparecer em “Creed”, misto de sequência e reboot da série. Agora, os próximos filmes deverão girar em torno do pupilo de Rocky, num ciclo que pode se renovar sempre que for necessário.

Star Trek

Com seis séries de TV e 13 longas-metragens, datando desde 1966, “Star Trek” é a própria definição de franquia. O próximo filme, “Star Trek: Sem Fronteiras”, estreia em julho deste ano, mantendo a linha e o elenco dos dois últimos longas.

Transformers

Se você pensava que robôs gigantes montados em dinossauros era o limite do que a franquia “Transformers” poderia fazer, você se enganou. A série não tem planos de acabar e os três próximos filmes (5, 6 e 7) já têm datas para estrear – anualmente, a partir de 2017.

007

O avô das franquias televisivas está prestes a se renovar mais uma vez, e deve continuar aparecendo nos cinemas a cada três ou quatro anos. Surpreende que essa franquia ainda não tenha se unido à moda dos filmes anuais, mas talvez seja melhor que permaneça assim. Ainda não há previsão para o próximo episódio.

Por Juliana Varella

Atualizado em 12 Fev 2016.