Guia da Semana

15 anos atrás, uma moça de bochechas rosadas apareceu nos cinemas pela primeira vez, mostrando a vida comum e cheia de problemas de uma mulher de 30 anos, insatisfeita com seu peso, sua carreira e sua vida amorosa. Agora, essa mesma mulher – já íntima do público feminino – se prepara para ter seu primeiro filho, cujo pai ela não sabe quem é.

Em três filmes e três livros (com um quarto possivelmente a caminho), Bridget Jones revolucionou a forma como mulheres são retratadas no cinema e mostrou ao mundo que elas podem, sim, fazer tudo o que a indústria da beleza e do entretenimento diz que elas não devem, e ainda serem felizes e amadas.

Enquanto aguardamos a estreia de “O Bebê de Bridget Jones”, que chega aos cinemas no dia 29 de setembro, relembre 9 lições de vida que você aprendeu com Bridget:

1. Ter um diário é essencial para manter o foco na dieta (ou tentar)

Seja aos 30 ou aos 40, Bridget sempre manteve um diário para narrar suas desventuras amorosas, seus dilemas profissionais e – principalmente – suas metas de Ano Novo. Entre elas, entrar em forma e conquistar um grande amor sempre estiveram em pauta, e o diário ajudou a personagem a manter o foco em momentos de dúvida. É claro que ninguém é de ferro e, quando as coisas ficaram realmente ruins, o pote de sorvete e a garrafa de vinho tiveram que entrar em cena.

2. Não adianta tentar fazer a coisa certa o tempo todo: você vai errar do mesmo jeito

Um dos detalhes divertidos dos filmes da série é a forma como Bridget conversa com a própria consciência o tempo todo, tentando descobrir qual é a coisa certa a fazer em cada situação. Por mais que ela pense antes de agir, porém, sua natureza atrapalhada sempre acaba falando mais alto e ela não consegue deixar de passar vergonha. Quando isso acontece, ela mantém a cabeça erguida, inventa alguma desculpa ainda pior e sai de fininho.

3. Todo mundo precisa de um Daniel Cleaver em algum momento da vida

Daniel Cleaver (Hugh Grant) foi o chefe de Bridget no primeiro filme e teve seus casos com ela até o segundo. Típico mulherengo, ele elogiava suas saias curtas e a levava para viajar em carros conversíveis, paquerando a funcionária na empresa e oferecendo sexo descompromissado e ardente. Ela, é claro, sabia que ele não era um homem fiel, mas por que não aproveitar a oportunidade?

4. Mas amor verdadeiro envolve tricôs de renas e sopas azuis

Digam o que quiserem, Mark Darcy (Colin Firth) é o verdadeiro amor de Bridget Jones. Os dois se conheceram quando eram crianças, se reencontraram num Natal em família – ele usando um ridículo tricô de rena –, falaram muitas verdades um para o outro e, finalmente, dividiram um jantar desastroso na casa dela. A história não acabou por aí e, muitas aventuras depois, ele continuou ao seu lado, oficialmente ou não.

5. Por pior que seja a situação, a família sempre estará por perto

Os pais de Bridget não são os mais exemplares, mas a relação entre os três é totalmente transparente e cheia de amor. Quando os dois se separam, é com a filha que o pai vai se consolar. Quando ela fica sozinha, é a eles que ela pede conselhos. E, mesmo quando não concordam com algo que o outro faz, esses três sempre se ajudam.

6. E os amigos também

Amigo de verdade é aquele que fala algumas verdades dolorosas quando você precisa ouvir, que te ajuda a tomar decisões apontando os prós e contras de cada opção e que está disposto a se espremer num carro pequeno para uma viagem de fim de ano. Ah, e eles podem não estar fisicamente presentes o tempo todo, mas sempre estarão pensando em você.

7. Pense duas vezes antes de vestir aquela calcinha modeladora

Vestir a lingerie sexy para arrasar quando as coisas esquentarem ou usar a calcinha feia que vai aumentar exponencialmente as chances de as coisas esquentarem? Um dilema eternizado no cinema.

8. Seja você mesma. Sempre!

Não importa o que Bridget Jones faça, ela sempre fará de um jeito autêntico – e, por mais fora-dos-padrões que seja, é esse jeito que a leva a conquistar o emprego dos seus sonhos, ter amigos que a amam e ter sempre um par de pretendentes para brigarem pelo seu coração.

9. O tempo passa... Aceite e divirta-se.

Uma das críticas que “O Bebê de Bridget Jones” tem recebido tem a ver com a aparência de Renée Zellwegger, que recentemente abusou das cirurgias estéticas e apareceu com um rosto muito diferente do que os fãs estavam acostumados. Seja na realidade ou na ficção, porém, a verdade é que o tempo passa e as pessoas, com ou sem plástica, envelhecem. E não há sentido em tentar fingir uma idade que não se tem: no filme, Bridget e uma amiga vão a um festival de música e agem como adolescentes, mas é com um quarentão que ela se identifica. No trabalho, ela tenta agradar a uma nova chefe de vinte-e-poucos anos abandonando o que ela entende por jornalismo, mas é quando ela faz as coisas do seu jeito que a audiência cresce. Moral da história? A mesma do item 7: seja sempre você mesma, com a idade que for. E aproveite cada momento.

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Set 2016.