Guia da Semana

Foto: Divulgação

O elenco da versão nacional de High School Musical

Em 2006 surgiu um fenômeno no mundo teen: o filme High School Musical, que lançou ao estrelato os atores Zac Efron e Vanessa Hudgens. O filme foi sucesso absoluto de bilheteria, o que rendeu quatro continuações.

A fórmula deu tão certo que países da América Latina, como Argentina e México, fizeram suas próprias versões do amor adolescente vivido na época do colégio, misturado com muita música e dança. Como o Brasil não poderia ficar de fora dessa moda, começou a gravar sua adaptação, que deve chegar às telas no início de 2010.

Na versão dirigida por César Rodrigues, Olavo e Renata - os protagonistas - mesmo sendo muito diferentes (ele, o astro do time de futebol da escola, e ela, uma menina super estudiosa) se apaixonam à primeira vista. Além disso, a volta às aulas guarda uma surpresa para os alunos: um grande concurso de música que mobiliza a escola inteira. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

O projeto

Foto: Divulgação

Os protagonistas do filme, Olavo e Renata

"Fundamentalmente, a história é a mesma da versão original. É um encontro com o primeiro amor. Aquela primeira sensação de paixão. As diferenças são muito pequenas, o conceito da versão americana está mantido, que é a descoberta do amor e da amizade", explica o diretor. O roteiro conta com forte conteúdo musical, a cargo de Guto Graça Mello, que produziu músicas inéditas para o roteiro. Já as coreografias ficaram sob a responsabilidade de Tânia Nardini.

High School Musical - O Desafio é o primeiro filme com a marca Disney no Brasil, coproduzido pela Walt Disney Studios Motion Pictures Brasil, que também será responsável pela distribuição.

As gravações

Foto: Divulgação

Wanessa Camargo faz participação no longa

O elenco traz os finalistas (Bia, Moroni, Karol, Samuel, Paula, Fellipe, Renata e Olavo) selecionados a partir da promoção High School Musical - A Seleção, promovida pelo Disney Channel e SBT. "Tivemos que trabalhar bastante a interpretação, porque cantar e dançar todos fazem muito bem. Não é a toa que chegaram onde chegaram. Eles passaram pelas eliminatórias para estar aqui. O grande desafio era fazer que eles conduzissem uma história com uma interpretação bacana, também, com todas as características que o personagens exigiam", conta César Rodrigues.

Para solucionar o problema de integração, todo o elenco morou junto durante as seis semanas de gravação. "Era importante ter um lugar onde eles pudessem trabalhar corpo, voz e interpretação, para que as coisas pudessem render como a gente esperava. Até porque, tudo aconteceu muito rápido e precisávamos realmente chegar às gravações bem preparados e entrosados. Por isso foi fundamental essa preparação", ressalta o diretor.

Outras locações, como o Arpoador e o Bosque da Barra, pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, serviram como cenário para contar a história adolescente que pretende encantar tanto os fãs brasileiros quanto conseguiu a versão original.

Atualizado em 6 Set 2011.