Guia da Semana

Após a repercussão do vídeo em que Bernardo Bertolucci revela que a icônica cena de sexo entre Maria Schneider e Marlon Brando em "Último Tango em Paris" não teve consentimento por parte da atriz, o cineasta resolveu se pronunciar. Em entrevista à revista Variety, Bertolucci desmente o que chamou de um "mal-entendido ridículo".

"Gostaria de esclarecer, pela última vez, esse mal-entendido ridículo que continua a gerar notícias sobre 'Último Tango em Paris' ao redor do mundo. Muitos anos atrás na Cinemateca Francesa alguém me pediu detalhes sobre a famosa cena da manteiga. Eu especifiquei, mas talvez não tenha sido tão claro, que decidi com Marlon Brando não informar Maria que nós teríamos usado manteiga. Queríamos a reação espontânea dela quanto ao uso impróprio [da manteiga]. É aí que está o mal-entendido. Alguém pensou, e pensa, que Maria não foi informada sobre o ato violento nela. Isso é falso! Maria sabia tudo porque havia lido o roteiro, onde tudo isso estava descrito. A única novidade foi a ideia da manteiga. Fiquei sabendo muitos anos depois que foi isso que ofendeu Maria. Não a violência a qual ela é submetida na cena, que estava escrita no roteiro".

A nova declaração, entretanto, é bastante contraditória, já que no vídeo o diretor diz claramente que "queria sua reação (de Maria Schneider) como garota, não como atriz. Não queria que ela interpretasse sua humilhação e sua raiva, queria que sentisse". Confira:

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Cahiers du Cinéma elege os melhores filmes de 2016

O brasileiro "Aquarius" aparece em quarto lugar na lista

HBO divulga programação de 2017; assista

Vídeo apresenta imagens inéditas de "Game of Thrones", "The Young Pope" e outras novidades

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 5 Dez 2016.