Guia da Semana

Centenário de Mazzaropi

Em homenagem ao artista que completa 100 anos, a Cinemateca e a Biblioteca Pública exibem filmes do Mazzaropi gratuitamente

Dia 09 de abril Amácio Mazzaropi completaria cem anos. Nascido em São Paulo e criado em Taubaté, o artista consagrou-se na televisão e no cinema interpretando personagens cômicos encarnando a figura do caipira atrapalhado.

Em sua homenagem, a Cinemateca Brasileira exibe, até dia 15 abril, alguns filmes como Sai da Frente, Candinho e Jeca Tatu e outros títulos restaurados pela própria Cinemateca com patrocínio da Petrobrás: Zé do Periquito (1961), O Lamparina (1963), O Corintiano (1966) e O puritano da Rua Augusta (1966).

Além da Cinemateca, a Biblioteca Pública Roberto Santos faz o Mazzaropi – 100 anos em 3 dias, com três encontros com o jornalista e crítico Celso Sabadin. O jornalista vai apresentar ao público toda a trajetória de Mazzaropi desde o circo até a televisão, o rádio e o cinema e ainda mostrar outro lado de seu trabalho - como produtor e diretor - e a construção do caipira em seus personagens.

Em Campos do Jordão acontece o I Festival Internacional de Cinema dedicado ao gênero comédia, até 05 de maio. Com Mazzaropi como homenageado do ano, a programação traz produções recentes como O Palhaço e Tapete Vermelho.

Mazzaropi fez 32 filmes ao longo de 30 anos de carreira. Sua primeira aparição foi em 1950, na comédia Sai da Frente, dirigida por Abílio Pereira de Almeida e produzida pelos estúdios Vera Cruz. Em 1958 lançou sua própria produtora, a PAM Filmes (Amácio Mazzaropi) e começou a dirigir seus próprios filmes em 1960.

Atualizado em 2 Mai 2012.

Por Mariana Morais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas