Guia da Semana

Centenário de Mazzaropi

Em homenagem ao artista que completa 100 anos, a Cinemateca e a Biblioteca Pública exibem filmes do Mazzaropi gratuitamente

Dia 09 de abril Amácio Mazzaropi completaria cem anos. Nascido em São Paulo e criado em Taubaté, o artista consagrou-se na televisão e no cinema interpretando personagens cômicos encarnando a figura do caipira atrapalhado.

Em sua homenagem, a Cinemateca Brasileira exibe, até dia 15 abril, alguns filmes como Sai da Frente, Candinho e Jeca Tatu e outros títulos restaurados pela própria Cinemateca com patrocínio da Petrobrás: Zé do Periquito (1961), O Lamparina (1963), O Corintiano (1966) e O puritano da Rua Augusta (1966).

Além da Cinemateca, a Biblioteca Pública Roberto Santos faz o Mazzaropi – 100 anos em 3 dias, com três encontros com o jornalista e crítico Celso Sabadin. O jornalista vai apresentar ao público toda a trajetória de Mazzaropi desde o circo até a televisão, o rádio e o cinema e ainda mostrar outro lado de seu trabalho - como produtor e diretor - e a construção do caipira em seus personagens.

Em Campos do Jordão acontece o I Festival Internacional de Cinema dedicado ao gênero comédia, até 05 de maio. Com Mazzaropi como homenageado do ano, a programação traz produções recentes como O Palhaço e Tapete Vermelho.

Mazzaropi fez 32 filmes ao longo de 30 anos de carreira. Sua primeira aparição foi em 1950, na comédia Sai da Frente, dirigida por Abílio Pereira de Almeida e produzida pelos estúdios Vera Cruz. Em 1958 lançou sua própria produtora, a PAM Filmes (Amácio Mazzaropi) e começou a dirigir seus próprios filmes em 1960.

Atualizado em 2 Mai 2012.

Por Mariana Morais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Sesc Santana exibe óperas europeias na tela de cinema

“A Flauta Mágica” e “Aida” têm exibições em janeiro

10 Filmes sul-coreanos que você precisa conhecer

Filmes como “A Criada” e “Invasão Zumbi” são exemplos do crescimento do cinema comercial no país

Michael Fassbender fala sobre a adaptação de “Assassin’s Creed” para os cinemas

Filme estreia no Brasil no dia 12 de janeiro

Natalie Portman encarna a Sra. Kennedy no pesado e surpreendente “Jackie”

Filme reconta o assassinato do presidente americano sob o ponto de vista da primeira-dama

Andrew Garfield fala sobre selinho em Ryan Reynolds no Globo de Ouro - e repete a dose em apresentador!

Ao falar sobre o assunto, Garfield beijou Stephen Colbert

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta