Guia da Semana

Centenário de Mazzaropi

Em homenagem ao artista que completa 100 anos, a Cinemateca e a Biblioteca Pública exibem filmes do Mazzaropi gratuitamente

Dia 09 de abril Amácio Mazzaropi completaria cem anos. Nascido em São Paulo e criado em Taubaté, o artista consagrou-se na televisão e no cinema interpretando personagens cômicos encarnando a figura do caipira atrapalhado.

Em sua homenagem, a Cinemateca Brasileira exibe, até dia 15 abril, alguns filmes como Sai da Frente, Candinho e Jeca Tatu e outros títulos restaurados pela própria Cinemateca com patrocínio da Petrobrás: Zé do Periquito (1961), O Lamparina (1963), O Corintiano (1966) e O puritano da Rua Augusta (1966).

Além da Cinemateca, a Biblioteca Pública Roberto Santos faz o Mazzaropi – 100 anos em 3 dias, com três encontros com o jornalista e crítico Celso Sabadin. O jornalista vai apresentar ao público toda a trajetória de Mazzaropi desde o circo até a televisão, o rádio e o cinema e ainda mostrar outro lado de seu trabalho - como produtor e diretor - e a construção do caipira em seus personagens.

Em Campos do Jordão acontece o I Festival Internacional de Cinema dedicado ao gênero comédia, até 05 de maio. Com Mazzaropi como homenageado do ano, a programação traz produções recentes como O Palhaço e Tapete Vermelho.

Mazzaropi fez 32 filmes ao longo de 30 anos de carreira. Sua primeira aparição foi em 1950, na comédia Sai da Frente, dirigida por Abílio Pereira de Almeida e produzida pelos estúdios Vera Cruz. Em 1958 lançou sua própria produtora, a PAM Filmes (Amácio Mazzaropi) e começou a dirigir seus próprios filmes em 1960.

Atualizado em 2 Mai 2012.

Por Mariana Morais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"O Círculo": Suspense com Tom Hanks e Emma Watson ganha primeiro trailer

Em 2017, os atores vão se encontrar nas telonas pela primeira vez

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop