Guia da Semana

Centenário de Mazzaropi

Em homenagem ao artista que completa 100 anos, a Cinemateca e a Biblioteca Pública exibem filmes do Mazzaropi gratuitamente

Dia 09 de abril Amácio Mazzaropi completaria cem anos. Nascido em São Paulo e criado em Taubaté, o artista consagrou-se na televisão e no cinema interpretando personagens cômicos encarnando a figura do caipira atrapalhado.

Em sua homenagem, a Cinemateca Brasileira exibe, até dia 15 abril, alguns filmes como Sai da Frente, Candinho e Jeca Tatu e outros títulos restaurados pela própria Cinemateca com patrocínio da Petrobrás: Zé do Periquito (1961), O Lamparina (1963), O Corintiano (1966) e O puritano da Rua Augusta (1966).

Além da Cinemateca, a Biblioteca Pública Roberto Santos faz o Mazzaropi – 100 anos em 3 dias, com três encontros com o jornalista e crítico Celso Sabadin. O jornalista vai apresentar ao público toda a trajetória de Mazzaropi desde o circo até a televisão, o rádio e o cinema e ainda mostrar outro lado de seu trabalho - como produtor e diretor - e a construção do caipira em seus personagens.

Em Campos do Jordão acontece o I Festival Internacional de Cinema dedicado ao gênero comédia, até 05 de maio. Com Mazzaropi como homenageado do ano, a programação traz produções recentes como O Palhaço e Tapete Vermelho.

Mazzaropi fez 32 filmes ao longo de 30 anos de carreira. Sua primeira aparição foi em 1950, na comédia Sai da Frente, dirigida por Abílio Pereira de Almeida e produzida pelos estúdios Vera Cruz. Em 1958 lançou sua própria produtora, a PAM Filmes (Amácio Mazzaropi) e começou a dirigir seus próprios filmes em 1960.

Atualizado em 2 Mai 2012.

Por Mariana Morais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas