Guia da Semana

Neste domingo (19/07), o cinema Caixa Belas Artes completa um ano desde a reabertura, em julho de 2014. O espaço tinha ficado fechado por três anos por falta de patrocínio e conseguiu voltar à ativa graças a uma parceria público-privada e à mobilização do público. 12 meses depois, os números confirmam que o esforço valeu a pena: desde a reinauguração, foram 563 filmes exibidos, incluindo 97 nacionais, 21 estreias exclusivas, oito mostras, 11 Noitões e 12 Cineclubes.

Para comemorar o aniversário, no domingo, o Belas Artes receberá uma cerimônia marcando a inauguração do Conselho de Amigos do cinema e a renovação do contrato de patrocínio. No mesmo dia, haverá uma programação extra voltada para as crianças, pela manhã, e uma promoção para os demais cinéfilos: qualquer ingresso adquirido nesse dia dará direito a desconto em seis sessões até o dia 22 (que sairão por R$ 6).

O mês de festa ainda será marcado pelo cineclube “Fantasmas e Demônios de Ingmar Bergman”, que vai até o dia 29 de julho; pelo festival Anima Mundi (17 a 22); pelo Noitão “Suspenses baseados em fatos reais” (17), incluindo a pré-estreia de “Jogada de Mestre”; e pela escolha do cineclube de setembro pelo público, entre três opções: “70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial”, “As Diversas Facetas de Jack Nicholson” e “O Charme de Audrey Hepburn”.

Para homenagear o cinema, os fãs ainda podem enviar vídeos de até 15 segundos declarando seu amor pelo Belas Artes com a hashtag #BelasArtesMeuAmor. Os vídeos serão publicados no Facebook e no Instagram. Para completar, outras 50 carteirinhas de sócio serão colocadas à venda para serem usadas durante o próximo ano.

Confira a programação de aniversário do Caixa Belas Artes:

Cineclube – Fantasmas e Demônios de Ingmar Bergman

A Fonte da Donzela – 8 de julho

Gritos e Sussurros – 11 e 15 de julho

O Ovo da Serpente – 18 e 22 de julho

Da Vida das Marionetes – 25 e 29 de julho

Noitão - Suspenses Baseados em Fatos Reais

Sexta-feira, 17 de julho

- Jogada de Mestre (Pré-estreia nacional)

- O Expresso da Meia-Noite

- Festim Diabólico

- O Massacre da Serra Elétrica

- 3 Filmes-surpresa

Sessões infantis

Domingo, 19 de julho

11h30 – O Menino e O Mundo

12h – As Bicicletas de Belleville

12h30 – O Balão Vermelho

Passaporte Cinéfilo

No dia 17 de julho, quem comprar ingresso para qualquer sessão leva um passaporte que dá direito a assistir a outros seis filmes pagando R$ 6 cada até 22 de julho.

Anima Mundi

De 17 a 22 de julho

O espaço participa do festival internacional de animação com cerca de 450 filmes, divididos entre as salas 2 – Cândido Portinari e 4 – Aleijadinho.

Cineclube de Setembro

O público poderá escolher o tema do Cineclube de setembro, entre três opções:

- 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

- As Diversas Facetas de Jack Nicholson

- O Charme de Audrey Hepburn

Por Juliana Varella

Atualizado em 14 Jul 2015.