Guia da Semana

Comidinhas da poltrona

Da pipoca com azeite espanhol ao sorvete de macadâmia. Confira as inovações gastronômicas que vêm conquistando os cinéfilos



Com o perdão das nutricionistas e suas porções de aipo, é impossível ir ao cinema e não salivar com as guloseimas que acompanham um bom filme. É sempre a mesma história: antes do início da sessão, começam as extensas filas à procura de chocolate, caramelo, pipoca e outros petiscos para enganar o estômago e exercitar o maxilar frente à telona.

Pensando em atender os mais variados gostos, as grandes redes de cinemas passaram a apostarem um cardápio cada vez mais diversificado, que vão dos combos tradicionais (pipoca + refrigerante) até pasteizinhos de funghi e carta de vinhos elaboradas por sommeliers.

Pipoca e refrigerante 

Apesar das inovações, a dupla consagrada nas salas de cinema continua sendo a opção favorita dos cinéfilos de plantão. "Costumo frequentar o cinema no mínimo uma vez por semana e, entre uma cena e outra, estou sempre acompanhado de pipoca e refrigerante. Para mim a combinação é perfeita, seja para um filme de comédia, ação, suspense ou drama", confessa o publicitário Rodrigo Pereira, 28 anos.

Mas os fãs dos petiscos tradicionais também encontram opções para sair da mesmice. Além das pipocas com sabores diversos (caramelo, chocolate, queijo e bacon), chocolates,chicletes e balas também são bastante procurados. O Snack Bar da rede Cinemark, por exemplo, conta também com hot dog, porções de pão de queijo e Chicken Popcorn (bolinhas de frango empanado). Ainda no Cine Café da rede, o menu inclui café expresso, cappuccino, sucos, quiches e tortas salgadas.

Fora do convencional 

Desde 2002, o café do Espaço Unibanco carioca, em parceria com o Ateliê Culinário, oferece um cardápio especial. Inspirado em modelos existentes em museus e centros culturais, a proposta é disponibilizar ao público um espaço mais intimista, onde é possível degustar saladas, pratos de massa, sanduíches naturais de pão árabe ou pasteizinhos de funghi, acompanhados de chopes da cervejaria Devassa. O atendimento e o preparo dos pratos não possui a rapidez de outras redes, mas atende às necessidades de outro tipo de espectador.

"Já fui adepto da coca-cola e da pipoquinha, mas por causa de problemas de saúde, tive que mudar. A partir de então, comecei a frequentar o Espaço Unibanco, às vezes nem para assistir a um filme, somente para fazer uma refeição, tomar um vinho e passear na livraria. É uma boa opção para quem não gosta do tumulto do cinema",enfatiza representante de vendas Gabriel Soares, de 34 anos. 



Alta gastronomia 

Para quem busca uma opção ainda mais gourmet, o Cinemark disponibiliza as Salas Premier, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Lá, o serviço de bar possui um mix de salgados especiais, como o bolinho de aipim com carne-seca e porções de salsicha frankfurter. Para molhar a garganta, nada de refrigerante. O espaço fechou uma parceria com a importadora Word Wine, que traz sommeliers responsáveis por uma carta de vinhos exclusiva, harmonizada com os petiscos do cardápio. O cafezinho do local vem da famosa rede Suplicy, que leva seus blends para as salas. E para quem insiste em um saquinho de pipoca, ele vem coberto com azeite espanhol extra-virgem.

Outro espaço com a mesma proposta é o Destino UCI, no shopping New York City Center, no Rio. Ponto de encontro da boa gastronomia, o louge do cinema traz um menu bastante sofisticado. Entre os aperitivos, estão as asas de frango servidas à moda tailandesa com molho picante (Buffalo Wings Thai Style), chips de tortilla demilho estão cobertos com queijo cheddar, creme azedo e pimenta jalapeño (Nachos Deluxe) e a especialidade da casa: a Picanha no Pão, grelhada, com cebola sauté fatiada na baguete e acompanhada de batatas fritas. As sobremesas não ficam devendo, com destaque para o sorvete de Macadâmia Häagen-Daz e Brownie Sundae, com calda quente de chocolate. 

Devido ao sucesso da alta gastronomia nas salas, tudo indica que a fome não é uma boa companheira para curtir um filme. Por isso, da próxima vez que for ao cinema, antes de ler as críticas e sinopses, talvez seja mais interessante conferir o roteiro gastronômico de sua cidade. 

Onde encontrar:  

Sala Premier Cinemark do Shopping Cidade Jardim
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 - São Paulo
Tel.: (11) 3552-1800

Destino Lounge & Bar UCI, no Santana Parque Shopping
Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780 - São Paulo
Tel.: (11) 3131-2211

Destino Lounge & Bar UCI, no Shopping New York City
Endereço: Av. das Américas, 5000 - Rio de Janeiro

Espaço Unibanco, Ateliê Culinário
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2246-7207

Foto: UCI/ Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Remake de "Rei Arthur" ganha novo trailer ao som de Led Zeppelin

Com direção de Guy Ritchie, longa chega aos cinema de maio

Emma Watson aparece cantando em novo vídeo de "A Bela e a Fera"

Atriz interpreta a canção "Belle", uma das primeiras do filme

Novos comerciais de "A Bela e a Fera" mostram cenas inéditas do filme

Live-action chega ao Brasil no dia 16 de março

Waiting for B. - documentário revela a rotina dos fãs que acamparam para ver show da Beyoncé

Filme integra a programação da Sessão Vitrine e estreia no dia 2 de março

15 Filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em março de 2017

“A Bela e A Fera”, “Logan” e “Vigilante do Amanhã” estão entre as estreias do mês

"Mulher-Maravilha" ganha coleção de colecionáveis pela Funko

Lançamento vem para entrar no clima do novo filme da heroína