Guia da Semana



Com o perdão das nutricionistas e suas porções de aipo, é impossível ir ao cinema e não salivar com as guloseimas que acompanham um bom filme. É sempre a mesma história: antes do início da sessão, começam as extensas filas à procura de chocolate, caramelo, pipoca e outros petiscos para enganar o estômago e exercitar o maxilar frente à telona.

Pensando em atender os mais variados gostos, as grandes redes de cinemas passaram a apostarem um cardápio cada vez mais diversificado, que vão dos combos tradicionais (pipoca + refrigerante) até pasteizinhos de funghi e carta de vinhos elaboradas por sommeliers.

Pipoca e refrigerante

Apesar das inovações, a dupla consagrada nas salas de cinema continua sendo a opção favorita dos cinéfilos de plantão. "Costumo frequentar o cinema no mínimo uma vez por semana e, entre uma cena e outra, estou sempre acompanhado de pipoca e refrigerante. Para mim a combinação é perfeita, seja para um filme de comédia, ação, suspense ou drama", confessa o publicitário Rodrigo Pereira, 28 anos.

Mas os fãs dos petiscos tradicionais também encontram opções para sair da mesmice. Além das pipocas com sabores diversos (caramelo, chocolate, queijo e bacon), chocolates,chicletes e balas também são bastante procurados. O Snack Bar da rede Cinemark, por exemplo, conta também com hot dog, porções de pão de queijo e Chicken Popcorn (bolinhas de frango empanado). Ainda no Cine Café da rede, o menu inclui café expresso, cappuccino, sucos, quiches e tortas salgadas.

Fora do convencional

Desde 2002, o café do Espaço Unibanco carioca, em parceria com o Ateliê Culinário, oferece um cardápio especial. Inspirado em modelos existentes em museus e centros culturais, a proposta é disponibilizar ao público um espaço mais intimista, onde é possível degustar saladas, pratos de massa, sanduíches naturais de pão árabe ou pasteizinhos de funghi, acompanhados de chopes da cervejaria Devassa. O atendimento e o preparo dos pratos não possui a rapidez de outras redes, mas atende às necessidades de outro tipo de espectador.

"Já fui adepto da coca-cola e da pipoquinha, mas por causa de problemas de saúde, tive que mudar. A partir de então, comecei a frequentar o Espaço Unibanco, às vezes nem para assistir a um filme, somente para fazer uma refeição, tomar um vinho e passear na livraria. É uma boa opção para quem não gosta do tumulto do cinema",enfatiza representante de vendas Gabriel Soares, de 34 anos.



Alta gastronomia

Para quem busca uma opção ainda mais gourmet, o Cinemark disponibiliza as Salas Premier, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Lá, o serviço de bar possui um mix de salgados especiais, como o bolinho de aipim com carne-seca e porções de salsicha frankfurter. Para molhar a garganta, nada de refrigerante. O espaço fechou uma parceria com a importadora Word Wine, que traz sommeliers responsáveis por uma carta de vinhos exclusiva, harmonizada com os petiscos do cardápio. O cafezinho do local vem da famosa rede Suplicy, que leva seus blends para as salas. E para quem insiste em um saquinho de pipoca, ele vem coberto com azeite espanhol extra-virgem.

Outro espaço com a mesma proposta é o Destino UCI, no shopping New York City Center, no Rio. Ponto de encontro da boa gastronomia, o louge do cinema traz um menu bastante sofisticado. Entre os aperitivos, estão as asas de frango servidas à moda tailandesa com molho picante (Buffalo Wings Thai Style), chips de tortilla demilho estão cobertos com queijo cheddar, creme azedo e pimenta jalapeño (Nachos Deluxe) e a especialidade da casa: a Picanha no Pão, grelhada, com cebola sauté fatiada na baguete e acompanhada de batatas fritas. As sobremesas não ficam devendo, com destaque para o sorvete de Macadâmia Häagen-Daz e Brownie Sundae, com calda quente de chocolate.

Devido ao sucesso da alta gastronomia nas salas, tudo indica que a fome não é uma boa companheira para curtir um filme. Por isso, da próxima vez que for ao cinema, antes de ler as críticas e sinopses, talvez seja mais interessante conferir o roteiro gastronômico de sua cidade.

Onde encontrar:

Sala Premier Cinemark do Shopping Cidade Jardim
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 - São Paulo
Tel.: (11) 3552-1800

Destino Lounge & Bar UCI, no Santana Parque Shopping
Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2.780 - São Paulo
Tel.: (11) 3131-2211

Destino Lounge & Bar UCI, no Shopping New York City
Endereço: Av. das Américas, 5000 - Rio de Janeiro

Espaço Unibanco, Ateliê Culinário
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 35 - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2246-7207

Foto: UCI/ Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.