Guia da Semana

O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann, pode não ter sido um sucesso de críticas desde sua estreia nos Estados Unidos, mas, no mundo da moda, esse é o filme do ano. E não é por menos: a própria Miuccia Prada, estilista de uma das grifes italianas mais tradicionais do mundo, foi responsável pelo figurino feminino, em parceria com a esposa de Luhrmann e designer de produção Catherine Martin. A amizade de 20 anos entre o diretor e a estilista foi essencial para a parceria.

+ Confira as estreias da semana
+ Saiba qual foi a primeira impressão dos críticos internacionais sobre o filme
+ Leia o que George R. R. Martin escreveu sobre O Grande Gatsby
+ Conheça as adaptações para o cinema de outro clássico: Anna Karenina
+ Assista ao trailer de O grande Gatsby

Por cima dos vestidos de época – releituras de coleções passadas da Prada, como o vestido de candelabro (inspirado na coleção primavera/verão 2010) – brilham as jóias da Tiffany & Co, outra marca com lugar garantido entre as mais valiosas do mundo, que já figurou em outras produções como Bonequinha de Luxo (no original, Breakfast At Tiffany’s). Para a ala masculina, quem veste o elegante Jay Gatsby, personagem de Leonardo DiCaprio, é a grife Brooks Brothers.

Conheça o universo fashion de O grande Gatsby:

1.

Grandiosidade, brilho, estampas geométricas, tecidos esvoaçantes e cortes sóbrios marcaram os anos 20 e agora decoram os cenários e o figurino em O grande Gatsby.


2.


O vestido "de candelabro" que Daisy (Carey Mulligan) usa no baile foi inspirado na coleção Primavera/Verão 2010 da Prada. A estola de pele completa o look, lembrando o exagero que marcou a elite dos anos 20, antes da crise de 1929.

3.

Nas cenas externas ou diurnas, o brilho dá lugar ao romantismo das transparências, padronagens florais, laços e chapéus (ou lenços). O acessório na cabeça foi "hit" no período e já começa a voltar às ruas pouco a pouco.

4.

Jordan Baker (Elizabeth Debicki) complementa o "pretinho básico" com jóias que roubam a cena. O penteado em chanel, sucesso na época, promete voltar com tudo.

5.


O figurino masculino foi desenvolvido pela grife americana Brooks Brothers. Cores ousadas, listras, gravatas-borboletas, coletes, chapéus e, é claro, ternos impecáveis, vestem Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) e todo o elenco.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Jun 2013.