Guia da Semana

Nos últimos anos, Melissa McCarthy se tornou aquele nome quase onipresente nas comédias americanas, como já foram Eddie Murphy, Jim Carrey ou Adam Sandler em outros tempos – raramente alguma atriz ocupou esse espaço. Os papéis de McCarthy ainda são bastante irregulares, saltando do terrível “Uma Ladra Sem Limites” para o bem-sucedido “As Bem Armadas”, mas seu novo trabalho, “A Espiã Que Sabia de Menos”, chega para pôr um fim a essa inconsistência.

McCarthy interpreta uma espiã que trabalha no escritório da CIA, dando assistência a um agente secreto em campo (Jude Law). Quando as identidades dos agentes são descobertas durante uma missão desastrosa, ela se oferece para fazer o trabalho, já que seu rosto é desconhecido dos inimigos.

O filme é dirigido por Paul Feig (“Missão Madrinha de Casamento”) e traz um elenco forte, formado também por Rose Byrne, Jason Statham e Allison Janey. O grupo faz uma sátira ao gênero de espionagem que vai além das engenhocas, envolvendo toda uma gama de personagens típicos, mas carismáticos, como o ex-agente mentiroso (Statham) que vive se gabando de suas missões impossíveis.

McCarthy explora o estereótipo atrapalhado para arrancar algumas risadas, mas revela por trás das brincadeiras uma personagem segura e habilidosa, que não tem sucesso por simples sorte (como normalmente acontece nesse tipo de comédia e como o título em português erroneamente sugere), mas por competência.

Esse detalhe torna a história mais verossímil e deixa margem a uma reflexão sobre o preconceito – finalmente, McCarthy tem espaço para mostrar que seu humor não se limita às piadinhas sem graça sobre seu peso. A graça, na verdade, está no fato de que sua nova vida de espiã não é tão glamurosa quanto ela fantasiava, e que seus novos parceiros não são tão ágeis quanto ela.

O filme consegue acertar o ponto, criando caricaturas nos momentos certos e apostando em atuações mais contidas em outros. Como resultado, o público não consegue segurar o riso e aproveita a aventura do começo ao fim, sentindo-se transportado de volta a um tempo povoado por agentes duplos, conspirações e drinks envenenados.

“A Espiã Que Sabia de Menos” chega aos cinemas no dia 4 de junho.

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Jun 2015.