Guia da Semana

De outro mundo

Listamos os filmes com temática extraterrestre que mexem com o imaginário do público

Foto: Imdb


Há muito tempo os seres de outros planetas são sinônimo de sucesso nas telonas mundiais. Em cartaz nos cinemas, Super 8 traz mais um mistério extraterrestre que promete deixar o público com a nuca arrepiada. O longa conta a história de seis adolescentes que utilizam uma câmera amadora para produzirem um filme sobre zumbis. E, durante as gravações, testemunham um desastre entre uma caminhonete e um trem de carga, que revela algo sobrenatural.

O fato se passa em 1979 e é registrado por uma câmera Super-8. A partir desse dia Alice, Joel, Charles, Martin, Cary e Preston presenciam desaparecimentos e fatos sem explicação, até que descobrem que os eventos não são meros acidentes e têm uma ligação. A produção é a primeira parceria entre os diretores Steven Spielberg e J.J. Abrams - criador da série Lost - e foi anunciada diante de grandes mistérios, no melhor gênero de ficção científica possível.

Um deles é a imagem da criatura que aterroriza a cidade. Ela foi cuidadosamente guardada pelo estúdio Paramount Pictures, além dos trailers, que foram divulgados em pequenos comerciais de TV e teasers. O elenco conta com um time de novatos da sétima arte e o ator Kyle Chandler, que vive o policial Jackson Lamb, responsável pelas investigações dos estranhos episódios.

O Guia da Semana separou alguns dos principais filmes com extraterrestres que o planeta já viu. Prepare sua nave e embarque nessa!

Distrito 9

Foto: Imdb


Um dos concorrentes a melhor filme no Oscar de 2010, o longa mostra uma gigantesca nave espacial com defeito sobre o céu de Joannesburgo, capital da África do Sul. Dela, milhões de seres alienígenas saem e são confinados no Distrito 9, um local feito pelo governo, com péssimas condições. Os oficiais buscam o lucro vendendo armas produzidas com a defesa natural de seus prisioneiros e obrigados a transferirem os alienígenas, realizam um despejo, que cria um atrito generalizado com os extraterrestres. Nisso, o funcionário do governo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) é contaminado por um fluido alien. A partir daí, ele se torna um simbionte, e o governo deseja usá-lo como arma política.



Título original: District 9
Lançamento: 2009
Direção: Neill Blomkamp
Atores: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike.
Duração: 112 min





Sinais

Foto: Imdb


O viúvo Graham Hess (Mel Gibson) mora com os dois filhos Morgan (Rory Culkin) e Bo (Abigail Breslin), e o irmão Merrill (Joaquin Phoenix) em uma fazenda no condado de Bucks, Pensilvânia. A família é surpreendida com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos em meio a plantação, que fazem parte de ideogramas. Intrigados com o fato, buscam desvendar quem poderia ter cometido o ato, porém descobrem que se trata de uma força sobrenatural que se espalhou ao redor do mundo. A partir daí travam uma batalha com os extraterrestres e buscam descobrir quais as fraquezas dos alienígenas e qual a melhor forma de se livrarem dessa possível ameaça.



Título original: Signs
Lançamento: 2002
Direção: M. Night Shyamalan
Atores: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Abigail Breslin, Rory Culkin.
Duração: 107 min





E.T., o Extraterrestre

Foto: Imdb


Também dirigido por Steven Spielberg, é considerado um clássico do gênero, sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares. A história mostra a relação de amizade entre o pequeno Elliott (Henry Thomas), de dez anos, e um alienígena perdido na Terra. O menino o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. Até que o ajuda a regressar ao seu planeta de origem, após viverem grandes momentos engraçados e protagonizarem uma das cenas clássicas do cinema, quando o menino voa em sua bicicleta com o E.T. no cesto, e cruzam a lua.



Título original: E.T., The Extra-terrestrial
Lançamento: 1982
Direção: Steven Spielberg
Atores: Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton.
Duração: 115 min




Alien - O 8º Passageiro

Foto: Imdb


Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Sigourney Weaver, o longa foi aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteria, recebendo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. O filme permaneceu muito elogiado nas décadas seguintes e foi escolhido para preservação em 2002 pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso. Tamanha repercussão gerou livros, quadrinhos, jogos e brinquedos, como também outras sequências como Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997), além de outros filmes com o vilão extraterrestre. O filme inicial mostra uma nave espacial que retorna a Terra e recebe sinais de um asteróide. Um dos tripulantes é atacado por um estranho ser e o que parecia ser um ato isolado se transforma em um terror, pois a vítima leva para dentro da nave o embrião de um alien, que não para de crescer e tem como meta matar todos a bordo.



Título original: Alien
Lançamento: 1979
Direção: Ridley Scott
Atores: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton.
Duração: 116 min




Independence Day

Foto: Imdb


Também ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Visuais, o filme aborda uma invasão alienígena na Terra. Tudo começa no dia 2 de julho, quando os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Até que uma nave espacial aterrissa e os extraterrestres destroem várias metrópoles como Nova Iorque, Washington, Los Angeles, Paris, Londres e até São Paulo. O Capitão Steven (Will Smith) pretende ser recrutado pela NASA e seu sonho de voar pelo espaço é realizado quando ele enfrenta a ameaça alien. Diante de uma batalha com os alienígenas, surge a possibilidade de vencerem os invasores. Nessa hora, as nações do mundo precisam se unir, pois entra em jogo a existência da raça humana.



Título original: Independence Day
Lançamento: 1996
Direção: Roland Emmerich
Atores: Will Smith, Bill Pullman, Mary McDonnell, Judd Hirsch.
Duração: 144 min





Guerra dos Mundos

Foto: Imdb


O filme custou a bagatela de 132 milhões de dólares e foi um dos maiores sucessos de bilheteria de 2005. Baseado no livro de H.G. Wells, que já havia sido adaptado para o cinema em 1953, Guerra dos Mundos tem a direção assinada por Spielberg e conta a história de Ray Ferrier (Tom Cruise), um homem divorciado, distante dos filhos Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning). Quando os pequenos decidem lhe fazer uma visita, enfrentam uma guerra, literalmente, de outro planeta. O pai presencia o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que surge do chão e destrói tudo o que encontra pela frente. Isso nada mais é que um ataque devastador alienígena. Ray busca proteger seus filhos, deixando-os o mais longe possível das armas extraterrestres.



Título original: War of the Worlds
Lançamento: 2005
Direção: Steven Spielberg
Atores: Tom Cruise, Justin Chatwin, Dakota Fanning, Tim Robbins.
Duração: 116 min





MIB - Homens de Preto

Foto: Imdb


Dirigido por Barry Sonnenfeld, estrelado por Tommy Lee Jones como Kevin (Agent K) e Will Smith como James (Agent J), o filme é baseado em uma série de histórias em quadrinhos criadas por Lowell Cunningham. No enredo, uma agência secreta governamental fiscaliza alienígenas que vivem na Terra. O novato James Edwards (Will Smith) em parceria com o veterano agente K (Tommy Lee Jones) tenta impedir que um terrorista extraterrestre elimine dois representantes de galáxias opostas e ameace destruir o planeta. O longa reúne uma série de efeitos especiais e caiu nas graças do público. Tamanho sucesso gerou a saga uma sequência em 2002, Men in Black II e um suposto terceiro filme, com previsão de estreia em 2012, Men in Black III.



Título original: Men in Black
Lançamento: 1997
Direção: Barry Sonnenfeld
Atores: Tommy Lee Jones, Will Smith, Linda Fiorentino, Vincent D'Onofrio.
Duração: 98 min

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017