Guia da Semana

Dose dupla

Conheça irmãos que dirigem seus filmes a quatro mãos

Danny e Oxide Pang comandam juntos a estréia Os Mensageiros

Ao analisar a produção recente de Hollywood, nota-se uma combinação que tem feito sucesso: irmãos + direção. Geralmente dedicadas a um gênero apenas, as duplas têm feito trabalhos de destaque nas bilheterias e exemplos não faltam. É o caso de produções como Quem Vai Ficar com Mary?, Matrix, O Amor Custa Caro e outros.

Os que fazem rir

Eles escrevem, dirigem e produzem seus filmes em conjunto. Os irmãos Coen trabalham lado a lado há mais de duas décadas. Embora não se resuma apenas a comédias, parte da filmografia da dupla é dedicada ao gênero, em filmes como O Amor Custa Caro, Matadores de Velhinha e Meu Irmão, Cadê Você?. A estréia da dupla ocorreu em 1984, com o suspense Gosto de Sangue. De lá para cá, produziram títulos de diferentes gêneros e algumas vezes aparecem com créditos para apenas um deles na direção e do outro na produção ou roteiro.

A nova produção de Ethan e Joel Coen tem estréia marcada no Brasil para 15 de fevereiro de 2008. Trata-se da aventura Onde os Fracos Não Têm Vez , com Javier Bardem e Tommy Lee Jones. O roteiro revela a saga de um caçador que acidentalmente cruza o caminho de traficantes de drogas e encontra um considerável número de cadáveres.

Já com o currículo todo dedicado a comédias, os irmãos Farrelly foram responsáveis por grandes sucessos de bilheterias. Há, porém, quem critique violentamente a filmografia da dupla, que se apóia no humor negro e em zombar das minorias e deficientes para escrever seus filmes. Exemplos disso são os irmãos siameses de Ligado em Você (2003), o irmão com necessidades especiais da personagem de Cameron Diaz em Quem Vai Ficar com Mary? e a obesa e infeliz Rosemary de O Amor É Cego.

Peter e Bobby Farrelly iniciaram a carreira em 1994 no comando da comédia Débi & Lóide. Dirigiram também Amor em Jogo, Eu, Eu Mesmo e Irene e a mais recente produção, Antes Só do que Mal Casado, cuja estréia no Brasil está prevista para 9 de novembro. No longa, a história de um homem que teve várias relações instáveis até encontrar aquela que parecia a mulher perfeita. Na lua-de-mel, porém, descobre que eles não têm nada em comum.

Os que colocam medo

Os chineses Danny e Oxide Pang conquistaram Hollywood com seu gênero de terror sobrenatural. O novo longa, Os Mensageiros , segue a mesma linha e foi todo produzido nos Estados Unidos. Alguns filmes foram feitos sem a participação do outro, mas a carreira conjunta deles começou em 1999, com Assassino em Silêncio, uma fita de ação. A primeira produção de sucesso fora do mundo oriental foi Visões (2002), que ganhou uma seqüência que não chegou a ser lançada nos cinemas brasileiros.

Em seguida, a dupla estreou Assombrações, dando continuidade às tramas de fundo sobrenatural e assustador. Uma curiosidade sobre como os gêmeos trabalham é que ao comandar uma cena, eles nunca estão juntos. As seqüências são separadas entre os dois, segundo eles, para poupar energia.

Enquanto isso, na ficção...

A consagração dos irmãos Andy e Larry Wachowski veio com o sucesso absoluto da trilogia Matrix. Criadores, roteiristas e diretores dos três filmes, eles ainda participaram da produção de produtos ligados ao longa, como Animatrix. A estréia da dupla por trás das câmeras ocorreu em 1995, quando eles escreveram o roteiro de Assassinos. A primeira experiência na direção foi em 1996, em Ligadas pelo Desejo.

O primeiro filme da série Matrix estreou em 1999 e teve duas sequências. Os irmãos assinam ainda o roteiro de V de Vingança e de Invasores. A dupla volta a figurar na direção em 2008, com o provável blockbuster Speed Racer, baseado na série de animação da década de 60. No Brasil, o retorno dos Wachowski já tem data para estrear: 6 de junho do ano que vem.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentadores erram e dão Oscar para o filme errado; confira os vencedores

“Moonlight” vence e mostra reação do Oscar às polêmicas de 2016 e a Trump

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil