Guia da Semana

É época!

Festivais lotam as agendas paulistanas no segundo semestre

Foto: Sxc.Hu


Para quem mora em São Paulo e curte cinema de verdade, a segunda metade do ano é sempre recheada de festivais e mostras que se alternam quase que em sequência por cinco meses seguidos. Entre eventos recém-nascidos e outros que já passaram dos 30 anos, muito há para se ver em termos de audiovisual desde a última semana de junho.

O SP Terror - 1º Festival Internacional de Cinema Fantástico, ocorreu entre 25 de junho e 2 de julho (se perdeu, ano que vem tem mais). Em seguida, emendamos com o 4º Festival de Cinema Latino-Americano, de 6 a 12 de julho. Ainda este mês, entre os dias 22 e 26, será realizado o Anima Mundi - 17º Festival Internacional de Animação. Menos de um mês depois, ocorre o 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, de 20 a 28 de agosto. Por fim, a cereja do bolo, de 23 de outubro a 5 de novembro, a balzaquiana e monumental 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Como veem, é agenda cheia até novembro. E o melhor é que muitos desses festivais e mostras promovem diversas sessões com entrada franca, sendo que o de filmes latino-americanos e o de curtas-metragens são integralmente gratuitos.

De qualquer forma, seja de graça ou pagando, a verdade é que festivais e mostras de cinema nos oferecem uma oportunidade única de conhecermos filmes que jamais veríamos de outra forma. É uma grande chance para tomarmos contato com o cinema feito em países distantes e fora do "eixão" do cinema mundial.

Minhas andanças por esses eventos já me proporcionaram experiências inesquecíveis e a descoberta de filmes incríveis e surpreendentes, como O Sussurro dos Deuses, de Tatsushi Ômori, um denso e pesado drama japonês filmado com uma intensidade única entre o selvagem e o delicado, ou Dias de Santiago, do peruano Josue Mendez, que perpassa a tragédia anunciada do homem preso dentro de sua própria vida da qual não tem forças para escapar. E muitos outros filmes que ficaram impregnados na memória de minhas retinas, sempre com um sabor de surpresa e de adeus: surpresa pelo inesperado de suas histórias e adeus pelo improvável reencontro. Sim, porque busco nessas ocasiões filmes que dificilmente terei a chance de ver de novo.

É por isso que não entendo a correria e o acotovelamento geral por ingressos para a exibição de trabalhos de diretores consagrados. Em festivais passados, vi filas imensas para uma chance de ver filmes de Tarantino, Scorsese, Copolla, Ang Lee e outros. Todos com data de estreia já anunciada. Acho isso desperdício de tempo e de oportunidade, pois prefiro vê-los quando estrearem (sem empurra-empurra) e aproveitar o festival ou a mostra para conhecer novos filmes e novos diretores.

Pois o que me fascina e encanta nessas ocasiões é justamente o desconhecido, o risco de se entrar numa sessão sem saber muito bem o que se vai ver. E nada supera a satisfação de uma descoberta prazerosa, de um filme surpreendente, de uma experiência única e estimulante. Claro que o oposto também pode acontecer, e acabar se vendo um filme detestável, péssimo. Mas é nesse risco e nessa incerteza que vejo a maior graça.

Seja como for, cada um tem o direito de tirar desses eventos o proveito que melhor lhe cair, pois importante mesmo é a festa de cinema que eles nos proporcionam. E, agora que o segundo semestre chegou, é preparar a agenda para não perder nada do que de melhor esses festivais e mostras nos trazem. Bons filmes a todos.

Mais informações:

1º Festival Internacional de Cinema Fantástico (

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro