Guia da Semana

Muita gente não sabe, mas o Brasil tem um nicho muito ativo e criativo de cinema. Não só pela sua produção, mas também pela quantidade de festivais e mostras que acontecem em várias partes do país contemplando os mais diversos gêneros e formatos. Abaixo você conhece e fica por dentro das datas dos mais importantes eventos dedicado ao cinema brasileiro e mundial. Confira!

>> Confira a programação do circuito alternativo do cinema em SP
>> Estreias no cinema
>> Confira o top 10 de bilheteria do fim de semana

Festival de Cinema de Gramado
Um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil, o festival da cidade gaúcha de Gramado chega a sua 40ª edição entre os dias 10 e 18 de agosto. São quatro mostras competitivas e, neste ano, homenageia as atrizes Betty Faria e Eva Wilma, e os diretores Juan José Campanella e Arnaldo Jabor.

Anima Mundi
Em sua 20ª edição, o festival de animação Anima Mundi foi além e bateu recorde de inscrições, trouxe cursos de animação e rendeu ao vencedor Head Over Heels, do inglês Tim Reckart, uma indicação ao Oscar 2013 de melhor curta-metragem de animação. Neste ano, aconteceu nos dias 13 a 22 de julho, no Rio de Janeiro, e 25 a 29 de julho, São Paulo.


O Bando à Parte, de Jean-Luc Godard

Festival Internacional de Cinema de Brasília
Entre 13 e 22 de julho aconteceu a primeira edição do festival na capital federal. Com 50 filmes na programação divididos entre mostras que contemplam o cinema sul-americano, africano e o novo cinema europeu, o evento estreiou com a presença da atriz Anna Karina, musa da Nouvelle Vague e do cineasta Jean-Luc Godard.

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
Entre 20 e 25 de junho, Ouro Preto, uma das cidades mais visitadas do Brasil, recebeu o CineOP. Neste ano, a programação gratuita exibiu 70 filmes brasileiros – entre longas, médias e curtas-, e homenageou o cineasta Gustavo Dahl, o ator Reginaldo Faria e o diretor Roberto Farias.


Filme sobre Eduardo Coutinho está na programação do Cine OP

Cine Ceará
A 22ª edição do Cine Ceará aconteceu na capital cearense Fortaleza entre 01 e 08 de junho. Com programação diversificada, o festival teve como tema as lutas sociais da América Latina e recebeu filmes de diretores de várias partes do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, México, Equador, Guatemala e Espanha homenageou a cineasta e produtora Lucy Barreto. Quem venceu a competitiva foi o chileno Violeta foi para o Céu, de Andrés Woods.

É Tudo Verdade
Festival internacional de documentários, o É Tudo Verdade teve em 2012 sua 17ª edição com retrospectiva da obra do diretor Eduardo Coutinho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Cine Esquema Novo
O CEN teve sua primeira edição em 2003, em Porto Alegre. Criado por um grupo de cinco amigos inquietos, o festival traz produções nacionais e internacionais e discute os diversos formatos da produção cinematográfica. Os detalhes sobre a edição de 2012 devem ser divulgados em breve.

Festival do Minuto
Criado pelo cineasta Marcelo Masagão e com 21 anos de história, o Festival do Minuto é um dos mais democráticos. Podem participar profissionais, estudantes de audiovisual e simpatizantes do cinema, basta fazer um vídeo criativo com duração de um minuto de acordo com o tema ou a proposta pedida no site. As propostas de vídeo rolam o ano todo e, anualmente, são exibidos os melhores no evento Rede de Exibição.

Festival do Rio
A mostra internacional do Rio de Janeiro já confirmou as datas da edição 2012: entre 27 de setembro e 11 de outubro, a cidade maravilhosa reúne o melhor da produção cinematográfica contemporânea. Criado em 1999, a mostra carioca premia em 11 categorias entre elas melhor longa, documentário, melhor ator, atriz e fotografia. A programação deste ano ainda não foi divulgada.


Raul Seixas: O início, o fim e o meio foi premiado na Mostra Internacional em 2011


Mostra Internacional de Cinema

Em sua 36ª edição, a Mostra acontece de 19 de outubro a 01 de novembro de 2012, em São Paulo. É o primeiro grande evento de cinema do Brasil – criado em 1977- e já recebeu diretores do calibre de Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar e Wim Wenders.

Mix Brasil - Festival de Cinema da diversidade sexual
Festival dedicado a filmes que abordam temas que circundem a diversidade sexual, o Mix Brasil chega a sua 20ª edição neste ano. Por enquanto estão abertas inscrições para mostra competitiva até 31 de julho. O evento acontece entre 08 e 18 de novembro, em São Paulo, e depois segue para o Rio de Janeiro.

Festival Internacional de Cinema de Paraty
O cinema também tem seu lugar reservado na histórica Paraty, no litoral carioca. Desde 2008 o evento reúne produções nacionais e internacionais e debates com diretores. No ano passado, foi apresentado o Lab Paraty, uma série de laboratórios de cinema com aulas e oficinas, que deve aumentar em 2012. A data ainda não foi confirmada, mas o festival acontece sempre no fim do ano.


Selton Mello foi premiado pelo filme O Palhaço, no Festival de Paulínia 2011

Festival de Cinema de Paulínia
Desde 2008 o Festival de Paulínia vem sendo um ponto de encontro do cinema brasileiro não só para premiações, mas por ter se tornado um pólo cinematográfico. A cidade de 82 mil habitantes tem cinco estúdios, sendo um para animação, e ainda conta com a Escola Magia do Cinema, para formação de profissionais. Em 2012, o evento foi cancelado e essa estrutura sofreu uma diminuição grande em suas atividades. O motivo divulgado pela administração pública é a contenção de gastos, mas afirmam que esse não é o fim do Festival. Aguardemos 2013.

Mostra de Cinema de Tiradentes
Já com 15 edições no repertório, a mostra de cinema da cidade mineira de Tiradentes acontece sempre no início do ano e abre espaço para produções brasileiras variadas. Neste ano aconteceu em janeiro e homenageou o ator e diretor Selton Mello.

Atualizado em 2 Ago 2012.