Guia da Semana

Festivais de cinema no Brasil em 2012

Festival Internacional de Brasília estreia com a presença da atriz Anna Karina

Muita gente não sabe, mas o Brasil tem um nicho muito ativo e criativo de cinema. Não só pela sua produção, mas também pela quantidade de festivais e mostras que acontecem em várias partes do país contemplando os mais diversos gêneros e formatos. Abaixo você conhece e fica por dentro das datas dos mais importantes eventos dedicado ao cinema brasileiro e mundial. Confira!

>> Confira a programação do circuito alternativo do cinema em SP
>> Estreias no cinema
>> Confira o top 10 de bilheteria do fim de semana

Festival de Cinema de Gramado
Um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil, o festival da cidade gaúcha de Gramado chega a sua 40ª edição entre os dias 10 e 18 de agosto. São quatro mostras competitivas e, neste ano, homenageia as atrizes Betty Faria e Eva Wilma, e os diretores Juan José Campanella e Arnaldo Jabor. 

Anima Mundi 
Em sua 20ª edição, o festival de animação Anima Mundi foi além e bateu recorde de inscrições, trouxe cursos de animação e rendeu ao vencedor Head Over Heels, do inglês Tim Reckart, uma indicação ao Oscar 2013 de melhor curta-metragem de animação. Neste ano, aconteceu nos dias 13 a 22 de julho, no Rio de Janeiro, e 25 a 29 de julho, São Paulo


O Bando à Parte, de Jean-Luc Godard

Festival Internacional de Cinema de Brasília
Entre 13 e 22 de julho aconteceu a primeira edição do festival na capital federal. Com 50 filmes na programação divididos entre mostras que contemplam o cinema sul-americano, africano e o novo cinema europeu, o evento estreiou com a presença da atriz Anna Karina, musa da Nouvelle Vague e do cineasta Jean-Luc Godard.  

CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto 
Entre 20 e 25 de junho, Ouro Preto, uma das cidades mais visitadas do Brasil, recebeu o CineOP. Neste ano, a programação gratuita exibiu 70 filmes brasileiros – entre longas, médias e curtas-, e homenageou o cineasta Gustavo Dahl, o ator Reginaldo Faria e o diretor Roberto Farias.
 


Filme sobre Eduardo Coutinho está na programação do Cine OP

Cine Ceará 
A 22ª edição do Cine Ceará aconteceu na capital cearense Fortaleza entre 01 e 08 de junho. Com programação diversificada, o festival teve como tema as lutas sociais da América Latina e recebeu filmes de diretores de várias partes do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, México, Equador, Guatemala e Espanha homenageou a cineasta e produtora Lucy Barreto. Quem venceu a competitiva foi o chileno Violeta foi para o Céu, de Andrés Woods.   

É Tudo Verdade
Festival internacional de documentários, o É Tudo Verdade teve em 2012 sua 17ª edição com retrospectiva da obra do diretor Eduardo Coutinho nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Cine Esquema Novo
O CEN teve sua primeira edição em 2003, em Porto Alegre. Criado por um grupo de cinco amigos inquietos, o festival traz produções nacionais e internacionais e discute os diversos formatos da produção cinematográfica. Os detalhes sobre a edição de 2012 devem ser divulgados em breve.

Festival do Minuto 
Criado pelo cineasta Marcelo Masagão e com 21 anos de história, o Festival do Minuto é um dos mais democráticos. Podem participar profissionais, estudantes de audiovisual e simpatizantes do cinema, basta fazer um vídeo criativo com duração de um minuto de acordo com o tema ou a proposta pedida no site. As propostas de vídeo rolam o ano todo e, anualmente, são exibidos os melhores no evento Rede de Exibição.

Festival do Rio
A mostra internacional do Rio de Janeiro já confirmou as datas da edição 2012: entre 27 de setembro e 11 de outubro, a cidade maravilhosa reúne o melhor da produção cinematográfica contemporânea. Criado em 1999, a mostra carioca premia em 11 categorias entre elas melhor longa, documentário, melhor ator, atriz e fotografia. A programação deste ano ainda não foi divulgada.


Raul Seixas: O início, o fim e o meio foi premiado na Mostra Internacional em 2011


Mostra Internacional de Cinema
 
Em sua 36ª edição, a Mostra acontece de 19 de outubro a 01 de novembro de 2012, em São Paulo. É o primeiro grande evento de cinema do Brasil – criado em 1977- e já recebeu diretores do calibre de Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar e Wim Wenders.

Mix Brasil - Festival de Cinema da diversidade sexual 
Festival dedicado a filmes que abordam temas que circundem a diversidade sexual, o Mix Brasil chega a sua 20ª edição neste ano. Por enquanto estão abertas inscrições para mostra competitiva até 31 de julho. O evento acontece entre 08 e 18 de novembro, em São Paulo, e depois segue para o Rio de Janeiro.

Festival Internacional de Cinema de Paraty
O cinema também tem seu lugar reservado na histórica Paraty, no litoral carioca. Desde 2008 o evento reúne produções nacionais e internacionais e debates com diretores. No ano passado, foi apresentado o Lab Paraty, uma série de laboratórios de cinema com aulas e oficinas, que deve aumentar em 2012. A data ainda não foi confirmada, mas o festival acontece sempre no fim do ano.  


Selton Mello foi premiado pelo filme O Palhaço, no Festival de Paulínia 2011

Festival de Cinema de Paulínia
Desde 2008 o Festival de Paulínia vem sendo um ponto de encontro do cinema brasileiro não só para premiações, mas por ter se tornado um pólo cinematográfico. A cidade de 82 mil habitantes tem cinco estúdios, sendo um para animação, e ainda conta com a Escola Magia do Cinema, para formação de profissionais. Em 2012, o evento foi cancelado e essa estrutura sofreu uma diminuição grande em suas atividades. O motivo divulgado pela administração pública é a contenção de gastos, mas afirmam que esse não é o fim do Festival. Aguardemos 2013.

Mostra de Cinema de Tiradentes  
Já com 15 edições no repertório, a mostra de cinema da cidade mineira de Tiradentes acontece sempre no início do ano e abre espaço para produções brasileiras variadas. Neste ano aconteceu em janeiro e homenageou o ator e diretor Selton Mello.

Atualizado em 2 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

J.K. Rowling desmente boato sobre filme de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada"

"Não há verdade nos rumores sobre a trilogia", disse a escritora no Twitter

Após vídeo de supostos maus-tratos, pré-estreia de "Quatro Vidas de Um Cachorro" é cancelada

Universal Pictures divulgou comunicado oficial informando o cancelamento

Animação francesa “A Bailarina” é opção para as férias

Filme mostra uma menina que sonha em ser bailarina, mas, para isso, terá que aprender lições importantes de vida

Rede Cinesystem inaugura seu primeiro cinema em São Paulo

Com nove salas e projeção a laser, cinema promete ser o mais moderno da cidade

Rita Repulsa, Zordon e Alpha 5 estão no novo trailer dos "Power Rangers"; assista

Remake da série dos anos 90 estreia em março

“xXx: Reativado” – terceiro filme da franquia estrelada por Vin Diesel estreia nesta quinta

Longa traz Nina Dobrev no elenco e tem participação de Neymar Jr.