Guia da Semana

A quinta edição do Festival Varilux de Cinema Francês traz uma seleção variada e cheia de prestígio. Quem gosta do cinema francês terá a chance de conhecer algumas das produções recentes mais bem sucedidas nas bilheterias do país e premiadas em festivais internacionais.

O festival acontece em 45 cidades simultaneamente, com presença de alguns diretores e atores em São Paulo e Rio de Janeiro. Confira os filmes imperdíveis desta edição:

Eu, Mamãe E Os Meninos


Fenômeno de bilheterias na França, a comédia de Guillaume Galliene traz o diretor como protagonista em diferentes papéis (incluindo o de si mesmo em diferentes idades e da mãe). O filme conta a história de um homem criado como mulher pela mãe e é inspirado num espetáculo teatral. Vencedor do César de Melhor Filme em 2013.

O Passado


Vencedor de dois prêmios (Melhor Atriz e Júri Ecumênico) em Cannes, o novo filme de Asghar Farhadi segue os passos de seu sucesso anterior, “A Separação”, trazendo dilemas éticos e relações familiares complexas. “O Passado” conta a história de um casal que se reencontra para assinar o divórcio, mas acaba desenterrando antigos problemas mal resolvidos.

Uma Juíza Sem Juízo


A comédia de Albert Dupontel conquistou o público francês e o diretor do festival, Christian Boudier, que declarou ser “hilária”. Nela, uma jovem juíza, que se gaba por ser solteira, descobre estar grávida de um criminoso. O problema é que ela não se lembra de nada. Vencedor do César de Melhor Atriz e Roteiro Original.

Uma Viagem Extraordinária


O diretor de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet, apresenta seu novo filme no Festival Varilux. “Uma Viagem Extraordinária” usa do realismo fantástico para mostrar a vida de um garoto superinteligente, que viaja sozinho para receber um prêmio. Vencedor do César de Melhor Fotografia.

Por Juliana Varella

Atualizado em 10 Abr 2014.