Guia da Semana

A temporada de festivais de cinema está fervilhando ao redor do mundo, e é a vez do Brasil conhecer os filmes mais comentados dos últimos meses. No Festival do Rio, que começa no dia 26 de setembro, chegam às telas desde as grandes produções americanas até filmes raros e independentes de mais de 60 países.

+ Confira as apostas do Guia para o Oscar 2014
+ Relembre os clássicos do cinema contemporâneo
+ Veja as estreias da semana no Rio

Além das exibições, acontece paralelamente ao festival uma feira de negociações para futuros projetos, conhecida como RioMarket. É lá que serão decididas as parcerias que definirão os principais lançamentos do cinema nacional no próximo ano.

O Festival do Rio organiza os filmes em pequenas “mostras”, espalhadas por 28 salas na cidade. Este ano, o destaque é o cinema alemão – representado por clássicos, como Dr. Mabuse (exibido em duas partes) e contemporâneos, como na mostra “Escola de Berlim”.

No dia 9 de outubro, na véspera do encerramento do evento, será anunciado o vencedor do Prêmio Netflix – um longa nacional votado pelo público para ser distribuído internacionalmente pelo canal de streaming.

Ao todo, o Festival do Rio traz cerca de 400 filmes nos 15 dias de evento. Para ajudar você a escolher suas sessões, o Guia da Semana selecionou os imperdíveis . Confira:

99% - O Filme Colaborativo do Occupy Wall Street

Quem não se lembra do movimento que levou os jovens de Nova York a acamparem numa das ruas mais movimentadas da cidade em setembro de 2011? O “Occupy Wall Street”, que influenciou ocupações no mundo inteiro, foi registrado de forma colaborativa por Audrey Ewell e Aaron Aites. A dupla pediu a ajuda de cinegrafistas profissionais e amadores de todo o país e reuniu filmagens reais e depoimentos de especialistas no documentário “99%”.

Behind the Candelabra

Steven Soderbergh deu o que falar no Festival de Cannes deste ano. Além de ousado, seu “Behind the Candelabra” marcou uma nova tendência dos diretores de Hollywood em migrarem para produtoras de televisão. No caso, o longa foi lançado pela HBO. O filme conta a história real do pianista Liberace (Michael Douglas) e seu amante, Scott Thornson (Matt Damon).

Blue Jasmine

O novo filme de Woody Allen está sendo considerado pelos críticos seu “filme mais cruel” ou, pelo menos, um dos mais tensos em muitos anos. Cate Blanchett interpreta uma rica socialite, coberta de Chanel e pérolas, que perde tudo e precisa se reencontrar, enquanto constrói uma nova vida com a irmã em São Francisco.

Cidade de Deus – 10 anos depois

Selecionado para a mostra competitiva de documentários, “Cidade de Deus – 10 anos depois” parte de uma curiosidade: entender o que um filme do porte de Cidade de Deus pode mudar na vida de seu elenco. Cavi Borges e Luciano Vidigal dirigem o filme, reunindo depoimentos e imagens de arquivo de 30 atores, muitos deles não-profissionais na época, que cresceram na carreira, tomaram outros rumos ou mergulharam de vez no mundo do tráfico.

Dr. Mabuse

Dirigido por Fritz Lang em 1921, Dr. Mabuse é um clássico do cinema alemão e é citado como precursor do cinema noir, Mabuse é um criminoso com poderes psíquicos, capaz de influenciar as pessoas com um jogo de cartas e obter informações. Ele encontra seu maior obstáculo quando um policial começa a desconfiar de seus poderes.

Fading Gigolo

Woody Allen aparece de novo entre os imperdíveis do festival, desta vez como ator. No filme de John Torturro, Allen vive um cafetão principiante, que decide transformar o amigo Fioravante (Torturro) num gigolô de mulheres ricas, para tirá-lo do vermelho. O longa foi exibido no Festival de Toronto.

Fruitvale Station

Sensação no Festival de Cannes e vencedor do Sundance deste ano, Fruitvale Station conta a história de Oscar, um jovem de San Francisco que decide passar o último dia do ano cumprindo suas metas de vida e tornando-se uma pessoa melhor. O filme é produzido por Forest Whitaker e é inspirado numa história real.

Gravidade

O novo filme de Alfonso Cuarón, que estreia oficialmente no Brasil dia 11 de outubro, abriu o Festival de Veneza com elogios e muita euforia. Gravidade renova o gênero de ficção científica ao mostrar dois astronautas (Sandra Bullock e George Clooney) sozinhos numa estação espacial e expostos aos perigos do espaço – sem o glamour tradicional e com um clima muito mais reflexivo.

Kill Your Darlings

Daniel Radcliffe vive o poeta beatnik Allen Ginsberg na biografia dirigida por John Krokidas. O filme enfoca um assassinato que afeta a ele e aos seus colegas de universidade, Lucien Carr (Dane DeHaan) e William Burroughs (Ben Foster).

Only Lovers Left Alive

Revelado no Festival de Cannes, o novo drama-cult de Jim Jarmush traz Tilda Swinton e Tom Hiddleston como vampiros melancólicos. Sob o cenário decadente de Detroit, ele – um músico – reencontra sua amante de séculos, mas, ao redor deles, cresce a agitação e o medo.

Pussy Riot – A Punk Prayer

A banda russa de punk rock Pussy Riot, que protestou em 2012 contra o presidente Vladimir Putin e acabou presa, é tema do documentário dirigido por Mike Lerner e Maxim Pozdorovki. O filme mostra os bastidores do julgamento e reúne entrevistas com familiares e advogados.

The Zero Theorem

O novo filme de Terry Gilliam (das comédias de Monty Python) volta a questionar o “sentido da vida” num mundo moderno e caótico. Com Christoph Waltz no papel principal, The Zero Theorem acompanha um gênio da computação, que trabalha para solucionar o”teorema zero”, aquele que dirá se o mundo tem algum sentido.

Sacro Gra

Vencedor inesperado do Festival de Veneza deste ano, Sacro Gra, dirigido por Gianfranco Rosi, mostra a vida em torno de uma rodovia italiana. É a primeira vez que o festival aceita documentários em sua seleção.

O Inquilino – Alfred Hitchcock (1927)

Um dos primeiros filmes de Alfred Hitchcock, O Inquilino data de 1927, é mudo e tem influência clara do cinema da época – como o expressionismo alemão. A trama, porém, já tem a marca do diretor: um serial killer persegue mulheres loiras em Londres. Quando um novo hóspede aparece num hotel com comportamentos estranhos, um detetive acusa-o sem provas.

Por Juliana Varella

Atualizado em 20 Set 2013.