Guia da Semana

Imperdível do Anima Mundi Rio 2013

Confira os destaques da etapa carioca do maior festival brasileiro de animação

O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 02 e 11 de agosto, a 21ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2013. O evento, que também ocorre em São Paulo na semana seguinte, exibirá 510 filmes, de 53 países, além de palestras e as famosas oficinas de animação.

+ Confira a agenda do Anima Mundi Rio 2013
Relembre os destaques da Comic Con 2013

Confira as estreias da semana nos cinemas

Tendo como base a Fundição Progresso, também haverá exibições no Oi Futuro Ipanema e no Cine Odeon BR. Confira os destaques da programação:

Convidados especiais

Entre os convidados da 21ª edição, estão as animadoras canadenses Wendy Tilby e Amanda Forbis - que concorreram ao Oscar 2012 pelo curta 'Wild Life' -, e o artista conceitual e ilustrador americano Andrew Probert, responsável pela criação de designs para longas como 'De volta para o futuro' e 'Jornada nas Estrelas'. 

Também destaque para o americano Chris Wedge, um dos criadores da Blue Sky e vencedor do Oscar em 1999 com o curta 'Bunny', além de assinar a direção de filmes como 'A Era do Gelo'. Do Brasil, Ennio Torresan fala de seus trabalhos no conceituado estúdio DreamWorks, onde participou da criação de 'Madagascar' e 'Kung Fu Panda'.

Anima Forum

Entre 6 e 9 de agosto, a Fundição também vai abrigar o 7º Anima Forum, evento responsável por uma série de feitos recentes no mercado de animação, como o surgimento de linhas de incentivo e financiamento para a produção nacional.

 

A mesa-redonda de abertura (Indústria Criativa e Animação Cultural), por exemplo, contará com Sergio Sá Leitão, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e presidente da Rio Filme, Juca Ferreira, ex-ministro e secretário municipal de Cultura de São Paulo, Leopoldo Nunes (Secretaria do Audiovisual) e os animadores Kiko Mistrorigo (ABPITV) e Rosaria (ABCA). 

Oscar

Pelo segundo ano, o festival será autorizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a qualificar um filme para o Oscar de melhor curta-metragem de animação. 

Sessões infantis

Pela primeira vez, as sessões infantis serão divididas em duas categorias: para crianças menores de oito anos (com dublagem feita especialmente para o evento) e para maiores de oito anos (legendadas).

Olho Neles 

A sessão não-competitiva terá dois programas de curtas que representam novas tendências da animação nacional. A ideia é incentivar ainda mais o talento do profissional brasileiro.

Angry Birds

No dia 4, Peter Vesterbacka, criador da franquia ‘Angry Birds’ e de mais de 50 outros jogos eletrônicos, dará uma palestra no festival sobre o fenômeno.

 

Prêmio BNDES

Pela primeira vez, o BNDES dará um prêmio para a Melhor Animação Brasileira, no valor de R$ 10 mil. O filme será escolhido pelo público em todas as sessões do festival no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

 

Mostras Especiais

Entre as mostras especiais que complementam a programação, estão um panorama de animação polonesa, com três programas de filmes produzidos no país nas últimas cinco décadas, e também uma retrospectiva da polêmica dupla Spike & Mike. 

Oficinas

De segunda a domingo, entre 13h e 19h, a Fundição terá diversas oficinas gratuitas, como massinha, areia e película. 

Atualizado em 9 Ago 2013.

Por Marco Sá
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Primeiro trailer de "Homem Aranha: De Volta ao Lar" é divulgado; assista

Filme chega aos cinemas brasileiros em julho de 2017

Série baseada em “Evil Dead”ganha maratona gratuita em SP

Cine Phenomena exibe primeira temporada de “Ash vs Evil Dead” em dezembro

10 Motivos para ver a animação “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”

Filme chega aos cinemas no dia 22 de dezembro

“Pets” tem sessão gratuita para incentivar a adoção de animais

Cine Matilha exibe a animação em sessão aberta para cães e seus donos

7 Fatos sobre “Fallen” que você precisa saber antes de ir aos cinemas

Adaptação do primeiro livro da saga adolescente estreia no dia 8 de dezembro

4 Motivos para ver “A Qualquer Custo” nos cinemas

Filme com Chris Pine e Jeff Bridges chega aos cinemas em janeiro