Guia da Semana

Leituras obrigatórias antes do Hobbit

O Guia da Semana separou quatro livros obrigatórios para quem quer saber mais do mundo de O Hobbit

Mais do que uma grande  trilogia nos cinemas, o Senhor dos Anéis é uma das maiores obras de ficção do Século XX. Uma pesquisa comandada pelo escritor James Chapman, comprovou que o livro de Tolkien é a quarta obra literária mais lida do mundo, atrás da Bíblia Sagrada, do Livro Vermelho, de Mao Tsé Tung, e da Saga Harry Potter, respectivamente.

+ Veja quais são os filmes que estão em cartaz nos cinemas
+ Saiba mais sobre o Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Mas antes da Sociedade do Anel partir para salvar a Terra Média, Tolkien contou a história de Bilbo Bolseiro, um pequeno hobbit, um ser de baixa estatura e pés peludos no livro infantil O Hobbit.

Quase dez anos depois do lançamento do último filme de O Senhor dos Anéis, a trilogia do Hobbit chega as telonas contando como toda a aventura do Um Anel começou.

Guia da Semana preparou uma lista com algumas da leituras obrigatórias para os fãs de Senhor dos Anéis lerem antes de ver as aventuras de Bilbo Bolseiro nos cinema. Confira:

Escrito por Tolkien para seus filhos, o Hobbit é um livro muito mais fácil de ser lido que Senhor dos Anéis, além de ser mais dinâmico e divertido.  Na história, o hobbit Bilbo Bolseiro é convocado por Gandalf a se juntar a uma companhia de 13 anões para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar as terras e tesouros que foram roubados pelo dragão Smaug. No caminho, o pequeno ser acaba adquirindo um estranho anel que torna invisível todos aqueles que o usam.

Muita gente estranhou quando foi anunciado que o O Hobbit seria uma trilogia, afinal o livro tem apenas cento e poucas páginas. Acontece que Peter Jackson já anunciou que preencheu o roteiro do longa com diversos trechos extras de outras obras e anotações de Tolkien, como o Conselho Branco (veja imagem aqui), que aparece em O Silmarrilion.

 

Estranhou que, ao contrário de O Senhor dos Anéis, os animais em O Hobbit falam e tem personalidade? Tudo isso foi influência de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Narnia e grande amigo de Tolkien. Este livro mostra como a amizade entre os dois acabou por afetar algumas das maiores obras que eles escreveram.

Você é do tipo que não gosta de ler livros sem figuras? Então essa versão em quadrinhos é a versão ideal para você. Agora se você só é fã de HQs vai se deliciar com as lindas ilustrações dessa graphic novel que traz uma versão mais inocente e colorida da Terra-Média do que a mostrada por Peter Jackson nos cinemas.

Atualizado em 10 Dez 2013.

Por Edson Castro
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil

“Silêncio”: 3 motivos para ver o novo filme de Scorsese (e 3 para pensar duas vezes)

Longa traz Andrew Garfield e Adam Driver como padres jesuítas

Playarte Splendor inaugura novo cardápio para ser degustado no cinema

Praticidade é o foco dos novos petiscos da Sala Vip

Cinema nacional tem crescimento expressivo em 2016

Filmes brasileiros atraíram 30,4 milhões de espectadores no último ano

"La La Land" ganha vídeo em versão 8-Bit e você precisa assistir!

Com 14 indicações, musical é a grande apostar do Oscar 2017

Filmes com mulheres protagonistas em Hollywood bate recorde em 2016

Estudo mostra que 29% dos filmes com maiores bilheterias foram estrelados por mulheres