Guia da Semana

Acompanhando a proximidade da estreia de “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força”, a editora Aleph decidiu lançar os livros essenciais do chamado “universo expandido” da saga, ainda pouco conhecido pelo público brasileiro.

A ação, que ganhou o selo de “Star Wars Legends”, começou no final de 2014 com “O Herdeiro do Império”, livro de 1991 escrito por Timothy Zahn que deu a largada inicial a esse movimento de expansão, trazendo uma aventura vivida por Han, Leia e Luke após a vitória sobre o Império (ou seja, após o Episódio VI). Os protagonistas, agora, têm que lidar com as burocracias e diplomacias de uma nova República em construção, além de enfrentar um novo inimigo.

Quem nunca teve a oportunidade de mergulhar nesse universo além da tela terá uma surpresa ao folhear a obra de Zahn: a sensação é a de estar assistindo a mais um filme da saga clássica, reencontrando a malícia de Han e a sagacidade de Leia como se pudéssemos ouvir a trilha sonora de John Williams ao fundo.

Em "O Herdeiro do Império", Leia e Han esperam gêmeos enquanto lutam para erguer a Nova República

No último mês, a editora deu continuidade ao projeto (que promete contar com mais 13 títulos ainda neste ano) com “Kenobi”, de John Jackson Miller, centrado no mentor de Anakin e Luke. Lançado em 2013, ele se passa entre os episódios III e IV, quando Obi Wan Kenobi (disfarçado como Ben) levou o bebê Luke ao planeta Tatooine, para mantê-lo a salvo dos Sith.

O livro explora as peculiaridades do planeta, com seus dois sóis, a falta de água e o perigoso Povo da Areia, antes de se aprofundar na rotina e nos questionamentos do Jedi. Com dificuldade para se comunicar com seu antigo mestre, Qui Gon, e preocupado em não atrair muita atenção para o garoto, Ben se esforça ao máximo para se manter no anonimato, o que se revela um desafio quando ele precisa usar seus poderes.

Diferente de “O Herdeiro do Império”, “Kenobi” se afasta um pouco mais do contexto conhecido pelos fãs, apresentando novos protagonistas e fincando os pés no chão (ou melhor, na areia) como nenhum filme poderia fazer. X-Wings e androides dão lugar a animais selvagens e dunas, num cenário cheio de possibilidades.

Mais recentemente, “A Provação” veio se somar à coleção, trazendo uma história ambientada 40 anos após o Episódio VI – período bem próximo do que será explorado no próximo filme. O livro tem como protagonista o contrabandista Lando Calrissian, velho amigo traiçoeiro de Han Solo. Diante de novos vilões, ele decide se aliar novamente a Luke, Han e Leia para proteger sua família. Lançada também em 2013, esta é considerada a última aventura do universo expandido antes da aquisição dos direitos pela Disney.

O Episódio VII, primeiro grande projeto da LucasFilm sob o guarda-chuva da nova empresa, chega aos cinemas no dia 17 de dezembro deste ano com direção de J.J. Abrams. Até lá, os fãs têm material de sobra para matar a saudade.

Por Juliana Varella

Atualizado em 14 Dez 2015.