Guia da Semana

Madagascar 2: a vez dos pingüins!

Novo filme de Ben Stiller mantém pique, mas é menos charmoso que a primeira aventura dos animais fugitivos do zoológico de Nova Iorque. E dá-lhe pingüins!

Los Angeles


Que Madagascar foi um sucesso por seu carisma não há dúvidas! Personagens bem construídos, boas piadas e uma situação mais improvável que a própria fuga dos animais garantiu todo o charme ao filme, que ganhou continuação em Madagascar 2: O Grande Escapada, estréia desta semana nos cinemas brasileiros. Desta vez, Alex, Martin, Glória e Melman se metem no meio das savanas africanas com direito a reencontros com a família e autodescobertas para cada um dos astros do reino animal.

Tudo só acontece por conta da genialidade exagerada - até para aquele universo - dos pingüins, que conseguem tirar o grupo da ilha de Madagascar e levá-los para longe da terra dos lêmures. Mas é claro que o Rei Maurice possui diversos planos e deseja governar o resto do mundo! Insanidades à parte, Madagascar 2 não se esqueceu de sua vocação: fazer rir. Reencontrar aquele bando vem em boa hora por conta da invasão de filmes mais sérios e cheios de responsabilidade que irão invadir os cinemas nos próximos meses. O público sabe o que vai encontrar e o longa-metragem não desaponta.

Entretanto, o filme mantém as opções abertas para inserir muito mais emoção no roteiro. Alex (o leão dublado por Ben Stiller na versão original) promove cenas inesperadas e tocantes ao descobrir suas verdadeiras origens. Até nessas horas o elemento humorístico permanece, mas sem perder a noção de realidade necessária para manter o público envolvido com a trama. Desta vez, Madagascar reforça a importância de nossa hereditariedade e, acima de tudo, da individualidade necessária para que a vida seja menos chata.

Quem tem boas lições nesse aspecto é Martin que, pela primeira vez, se vê frente a frente com um enorme bando de zebras. É hilário e o trabalho do Departamento de Animação passou no teste com louvores. Até mesmo Melman encontra uso para seus conhecimentos farmacêuticos em meio às demais girafas. Quem mais surpreende é Glória por conta de uma verdadeira história de amor, paixão e muito, mas muito peso!

Enquanto o humor não dá trégua em Madagascar 2, o charme do primeiro filme ficou esquecido. Seja pela falta da sensação de novidade ou pela necessidade de mais piadas para não decepcionar, o longa se torna óbvio e previsível - o que não significa ser um problema no ramo da animação, mas pode impedir que as pessoas se apaixonem pela trama e memorizem suas cenas.

A comprovação dessa situação vem com a participação dos pingüins. Eles serviram como arma secreta para deixar a trama mais engraçada com alguma atitude impensada e surreal no primeiro filme, mas, desta vez, são fixos e suas intervenções soam como "normais". E é aí que o calcanhar de Aquiles de Madagascar 2 se revela: falta o sentimento de novidade e de surpresa. Muita coisa surpreendente pode acontecer naquele universo, mas não foi uma escolha do roteiro, que preferiu apostar na segurança de assuntos e situações de sucesso no primeiro longa-metragem a subir o nível em sua segunda parte.

Nada disso tira o bom-humor do filme e a boa experiência cinematográfica, especialmente para crianças, mas não passa de uma continuação que viverá sempre à sombra de sua obra original.


Quem é o colunista: Fábio M. Barreto adora escrever, não dispensa uma noitada na frente do vídeo game e é apaixonado pela filha, Ariel. Entre suas esquisitices prediletas está o fanatismo por Guerra nas Estrelas e uma medalha de ouro como Campeão Paulista Universitário de Arco e Flecha.

O que faz: Jornalista profissional há 12 anos, correspondente internacional em Los Angeles, crítico de cinema e vivendo o grande sonho de cobrir o mundo do entretenimento em Hollywood.

Pecado gastronômico: Morango com Creme de Leite! Diretamente do Olimpo!

Melhor lugar do Brasil: There´s no place like home. Onde quer que seja, nosso lar é sempre o melhor lugar.


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas