Guia da Semana

A nova comédia brasileira Mato Sem Cachorro parece coisa de veterano. Com Bruno Gagliasso, Leandra Leal e o cãozinho Duffy nos papéis principais, o filme de estreia de Pedro Amorim – de apenas 35 anos - tem roteiro esperto, fotografia limpa e ótimas sacadas, mas sofre de um mal: excesso de improviso.

+ Confira salas e horários para ver Mato Sem Cachorro nos cinemas
+ Veja as estreias da semana nos cinemas
+ Saiba quais são as estreias imperdíveis de outubro nos cinemas

O problema não é surpresa quando dois comediantes de stand-up estão escalados no elenco, sendo um deles o coadjuvante principal. Rafinha Bastos vive o veterinário desbocado e Danilo Gentili é o pervertido Leléo, primo de Deco (Gagliasso) que vive com ele. Ou seja, os dois interpretam suas próprias personas da TV, com nomes alternativos.

A liberdade que o diretor deu à equipe transparece nos diálogos, povoados por palavrões e piadas sujas em doses cavalares. A estratégia, que já pegou nos Estados Unidos com comédias como Ligeiramente Grávidos, de Judd Apatow, teria funcionado bem se o tema do longa não fosse, afinal, uma leve e simpática história de amor. O casal protagonista, aliás, se sai muito bem na tarefa.

Bruno Gagliasso e Leandra Leal em cena de Mato Sem Cachorro

Leal vive Zoé, uma mulher agitada que trabalha numa rádio e sonha em emplacar um programa sobre novas bandas. Já Gagliasso é Deco, um jovem desocupado que passa suas tardes criando vídeos com mash-ups (mistura de gêneros musicais) para a internet. Os dois se conhecem graças a Guto, cachorro da raça English Sheppard que sofre de uma doença rara que o faz desmaiar nas situações mais inesperadas.

Mais interessante do que o relacionamento conturbado da dupla é a coleção de referências com que Amorim tempera o longa: de Sidney Magal a Elke Maravilha, de John Lennon a Joan Jett & The Blackhearts. O resultado disso tudo é uma mistura curiosa do americano com o nacional, do pop com o brega, que acerta em cheio no lado musical.

O mash-up também se vê na forma do filme, que tem “cara” de romance americano anos-noventa, mas tem sotaque carioca. Tem atores brazucas e cachorro estrangeiro, tudo junto e misturado, como uma autêntica comédia romântica à brasileira.

A mistura, porém, é também o maior inimigo de Mato Sem Cachorro: o filme seria a pedida certa para um domingo de sol se tivesse definido melhor seu estilo - esta é uma comédia adolescente descolada ou uma história romântica "fofinha"? O público, afinal, sabe bem o que quer e pode acabar torcendo o nariz.

Assista se você

- Gosta de comédias românticas

- Gosta de filmes com animais

- Gosta de comédia stand-up

Não assista se você

- Quer levar seus filhos pequenos ao cinema

- Não gosta de cultura pop ou brega

- Não gosta de comédia em geral

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Out 2013.