Guia da Semana

Não é só de tiros, bombas e muitas mortes que se faz um bom filme de guerra. Tudo bem, isso é quase que essencial. No entanto, os longas que conseguem retratar a emoção e o sofrimento sofridos pelos personagens com certeza são os que ficaram marcados na memória. Além disso, estratégias tomadas pelos governos nos conflitos também colaboram muito para o sucesso da trama.

Para os amantes do cinema e desse gênero, o Guia da Semana separou uma lista para você relembrar alguns dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Confira:

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

O filme de Steven Spielberg foi ganhador de cinco estatuetas do Oscar e arrecadou US$ 480 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. A história se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, começando com o desembarque de soldados americanos na Normandia, no Dia D, como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães. Após o ataque, descobre-se que três dos quatro irmãos Ryan morreram em um combate. Então, ao capitão John Miller (Tom Hanks) e seus homens é dada a missão de resgatar o último filho da família Ryan, o paraquedista James Francis.

Bastardos Inglórios (2009)

O longa de Quentin Tarantino rendeu ao ator Christoph Waltz quatro prêmios de melhor ator coadjuvante como o terrível coronel Hans Landa. O filme, que tem cenas fortes e sangrentas, conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia com sede de vingança e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt).

Adeus, Lênin (2002)

“Adeus, Lênin” é um grande exemplo de um filme de guerra que não precisa de sangue para se tornar incrível. O longa, dirigido por Wolfgang Becker, conta a história de Alexander, que precisa esconder as mudanças na Alemanha da mãe, que é socialista e esteve em coma durante a queda do Muro de Berlin.

Platoon (1986)

Não é a toa que Platoon ganhou os Oscars de melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem. O longa fez bastante sucesso ao retratar a experiência real de Oliver Stone na Guerra do Vietnã. O roteiro escrito por ele mostra os horrores da guerra do Vietnã através dos olhos de Chris, um jovem recruta estadunidense que se alista voluntariamente para o combate.

13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)

O filme 13 Dias que Abalaram o Mundo, dirigido por Robert Donaldson, é baseado em um livro escrito pelo irmão do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. O filme relata a crise dos mísseis de Cuba e as estratégias que o presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) e seus assessores têm de pôr em ação contra os soviéticos.

Operação Valquíria (2008)

O filme, protagonizado por Tom Cruise, conta a história de Claus von Stauffenberg, um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar, ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber).

O Patriota (2000)

O filme de Roland Emmerich foi indicado a três Oscars e teve um orçamento mundial de mais de US$ 215 milhões. O história se dá em torno da vida de Benjamin Martin, um herói do violento conflito entre os Estados Unidos e os britânicos. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1775 inicia-se a guerra que pode dar à independência política aos Estados Unidos e ele é chamado para combater, mas se recusa. Entretanto, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos, Benjamin muda de atitude e se apresenta para combate em busca da vingança pela morte de seu filho.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 21 Mai 2014.