Guia da Semana

Melhores Filmes de Guerra do Cinema

Relembre algumas das melhores histórias sangrentas das telonas

Não é só de tiros, bombas e muitas mortes que se faz um bom filme de guerra. Tudo bem, isso é quase que essencial. No entanto, os longas que conseguem retratar a emoção e o sofrimento sofridos pelos personagens com certeza são os que ficaram marcados na memória. Além disso, estratégias tomadas pelos governos nos conflitos também colaboram muito para o sucesso da trama.  

Para os amantes do cinema e desse gênero, o Guia da Semana separou uma lista para você relembrar alguns dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Confira:

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

O filme de Steven Spielberg foi ganhador de cinco estatuetas do Oscar e arrecadou US$ 480 milhões nas bilheterias do mundo inteiro. A história se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, começando com o desembarque de soldados americanos na Normandia, no Dia D, como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães. Após o ataque, descobre-se que três dos quatro irmãos Ryan morreram em um combate. Então, ao capitão John Miller (Tom Hanks) e seus homens é dada a missão de resgatar o último filho da família Ryan, o paraquedista James Francis.

Bastardos Inglórios (2009)

O longa de Quentin Tarantino rendeu ao ator Christoph Waltz quatro prêmios de melhor ator coadjuvante como o terrível coronel Hans Landa. O filme, que tem cenas fortes e sangrentas, conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia com sede de vingança e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt).

Adeus, Lênin (2002)

“Adeus, Lênin” é um grande exemplo de um filme de guerra que não precisa de sangue para se tornar incrível. O longa, dirigido por Wolfgang Becker, conta a história de Alexander, que precisa esconder as mudanças na Alemanha da mãe, que é socialista e esteve em coma durante a queda do Muro de Berlin.

Platoon (1986)

Não é a toa que Platoon ganhou os Oscars de melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem. O longa fez bastante sucesso ao retratar a experiência real de Oliver Stone na Guerra do Vietnã. O roteiro escrito por ele mostra os horrores da guerra do Vietnã através dos olhos de Chris, um jovem recruta estadunidense que se alista voluntariamente para o combate.

13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)

O filme 13 Dias que Abalaram o Mundo, dirigido por Robert Donaldson, é baseado em um livro escrito pelo irmão do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. O filme relata a crise dos mísseis de Cuba e as estratégias que o presidente John F. Kennedy (Bruce Greenwood) e seus assessores têm de pôr em ação contra os soviéticos.

Operação Valquíria (2008)

O filme, protagonizado por Tom Cruise, conta a história de Claus von Stauffenberg, um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar, ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber).

O Patriota (2000)

O filme de Roland Emmerich foi indicado a três Oscars e teve um orçamento mundial de mais de US$ 215 milhões. O história se dá em torno da vida de Benjamin Martin,  um herói do violento conflito entre os Estados Unidos e os britânicos. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1775 inicia-se a guerra que pode dar à independência política aos Estados Unidos e ele é chamado para combater, mas se recusa. Entretanto, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos, Benjamin muda de atitude e se apresenta para combate em busca da vingança pela morte de seu filho. 

Atualizado em 21 Mai 2014.

Por Renata Fernandes
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Ator de “Power Rangers” faz homenagem à Chapecoense durante a CCXP 2016

Elenco do filme participa da terceira edição da feira de cultura pop em São Paulo

Veja os melhores cosplays da Comic Con Experience 2016 (CCXP)

Evento acontece no São Paulo Expo entre 1 e 4 de dezembro

CCXP 2016 surpreende com vídeos exclusivos no segundo dia de evento

Cena de novo “Homem-Aranha” e trailer de “Planeta dos Macacos: A Guerra” foram destaques na sexta-feira

"Jumanji" tem estreia no Brasil adiada para 2018

Anúncio foi feito pela Sony durante a CCXP

Assista à entrevista exclusiva com Fiuk e Sandy sobre a animação "Sing - Quem Canta Seus Males Espanta"

Filme estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas

"A Múmia": Remake com Tom Cruise ganha teaser e pôster

Estreia está agendada para junho de 2017