Guia da Semana

Mais do que um filme, "Metanoia" chega aos cinema brasileiros como um alerta de um dos maiores dramas da contemporaneidade: o vício em crack. Inspirado em uma história real, o primeiro longa de Miguel Nagle mostra a sua importância além das telonas: parte da renda arrecadada com a exibição será destinada à construção de uma clínica de tratamento para dependentes de droga.

Co-produção da Companhia de Artes Nissi e 4U Films, "Metanoia" retrata a luta desesperada de Solange (Einat Falbel) contra o vício de seu filho Eduardo (Caíque Oliveira), que ao conhecer a droga, se entrega até chegar no fundo do poço. Acompanhamos, então, a trajetória da personagem em seus momentos mais desconcertantes.

O filme teve como set de filmagem a própria Cracolândia, o ponto de encontro de usuários de crack mais conhecido de São Paulo. No elenco, ainda estão Caio Blat, Einat Falbel, Sílvio Guindane, Solange Couto e o rapper Thogun Teixeira.

"Metanoia" estreia no dia 14 de maio com o intuito não só de retratar os dramas e fantasmas do vício, como também abordar perspectivas que fujam de um destino fatídico. As cenas, ora densas, ora emocionantes, concluem a importância de levar ao espectador uma faceta real da nossa sociedade, muitas vezes esquecida.

 

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 12 Mai 2015.