Guia da Semana

Muito mais do que um roubo

Efeito Dominó traz várias surpresas, entre elas, Jason Statham longe do habitual papel de herói e uma visita a Londres da década de 70.

De Los Angeles


Um assalto. Um líder revolucionário. Um escândalo. Adicione uma pitada de Jason Statham ( Carga Explosiva) e boas doses de sensualidade com Saffron Burrows ( Wing Commander). Misture tudo, asse bem e sirva durante o chá das cinco. Assim é Efeito Dominó, uma história carregada de reviravoltas, fatos verídicos e um pouco dos bastidores da Família Real Britânica na década de 70, melhor estréia da semana no circuito brasileiro.

Efeito Dominó é um daqueles filmes com ritmo acelerado e roteiro bem amarrado no qual tudo se encaixa perfeitamente. O pano de fundo do roubo ao Llyod´s Bank, em Londres, em 1971, ajudou a equipe liderada por Roger Donaldson ( 13 Dias que Abalaram o Mundo e O Novato) a recontar esse famoso acontecimento inglês sem exageros. Tudo que acontece é plausível e Jason Statham tem uma rara oportunidade de atuar sem precisar distribuir socos a torto e a direito.

Curiosamente, Efeito Dominó é auto-explicativo em termos da história de fundo. Feito sob medida para o público mundial, o roteiro de Dick Clemente e Ian La Frenais (a dupla responsável pelo maravilhoso Across the Universe) situa o espectador enquanto constrói os personagens e as condições para o assalto da "gangue do walkie talkie". Os bandidos ficaram conhecidos com esse nome por conta de suas comunicações via rádio terem sido captadas por diversos rádio-amadores em Londres.

A trama envolve esse grupo de bandidos amadores que resolvem dar o grande golpe. Só que eles "escolhem" roubar um banco que envolve os interesses da Rainha, por conta de um iminente escândalo; de um suposto líder político envolvido com o submundo do crime; e de uma série de figurões da prostituição e da pornografia, além de todos os seus clientes. No fim das contas, todo mundo está envolvido e é impossível saber qual será o desfecho.

E essa é uma das forças de Efeito Dominó: saber dosar o número de personagens, seu tipo de envolvimento e não deixar o filme se transformar em apenas mais um longa-metragem do gênero. Todo o trabalho com os atores é efetivo, Statham mostra capacidade de trabalhar o lado dramático - embora ainda tenha um longo caminho pela frente - e cada acontecimento gera curiosidade para se saber o que vem depois.

Longe do mundo dos blockbusters, sem nenhum efeito especial, e orçamento pequeno para os padrões atuais, Efeito Dominó garante boa diversão, conta uma história curiosa sobre a Família Real pela ótica de gente comum e, de quebra, garante ótimas risadas. Compre bastante pipoca!


Quem é o colunista: Fábio M. Barreto adora escrever, não dispensa uma noitada na frente do vídeo game e é apaixonado pela filha, Ariel. Entre suas esquisitices prediletas está o fanatismo por Guerra nas Estrelas e uma medalha de ouro como Campeão Paulista Universitário de Arco e Flecha.

O que faz: Jornalista profissional há 12 anos, correspondente internacional em Los Angeles, crítico de cinema e vivendo o grande sonho de cobrir o mundo do entretenimento em Hollywood.

Pecado gastronômico: Morango com Creme de Leite! Diretamente do Olimpo!

Melhor lugar do Brasil: There´s no place like home. Onde quer que seja, nosso lar é sempre o melhor lugar.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Após polêmica, Bernardo Bertolucci desmente estupro em "Último Tango em Paris"

Diretor julgou repercussão como um "mal-entendido ridículo"

"Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem o trailer mais assistido da história da Marvel

Continuação do longa de 2014 chega aos cinemas em abril de 2017

"Sully - O Herói do Rio Hudson" ganha nova data de estreia no Brasil

Filme em que Tom Hanks evita acidente aéreo teve lançamento adiado após tragédia com Chapecoense

Apresentador Jimmy Kimmel comandará o Oscar 2017

Notícia foi confirmada pela revista Variety

Assista à nova prévia de "Tamo Junto", comédia estrelada por Sophie Charlotte

Longa apresenta humor repleto de referências da cultura pop

Bertolucci revela que houve estupro em cena de "Último Tango em Paris" e revolta Hollywood

"Queria sua reação como garota, não como atriz", disse o diretor