Guia da Semana

"Na Quebrada" leva aos cinemas a realidade da periferia de São Paulo

Coproduzido por jovens do Instituto Criar, o filme estreia na próxima quinta

Chega aos cinemas nesta quinta-feira, 16 de outubro, "Na Quebrada", mais um longa dedicado a mostrar a vida dos jovens na periferia de São Paulo. Inspirado em histórias reais, o filme é continuação do curta "Cine Rincão", exibido no Festival de Veneza em 2012 e único representante nacional na final do Your Film Festival. Produzido através do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, "Na Quebrada" é mais um exemplo das transformações que ONGs e ações sociais causam nas vidas das periferias.

Dirigido por Fernando Grostein Andrade, "Na Quebrada" revela a luta e as escolhas de jovens que cresceram entre as armas e tiros na periferia da capital. Zeca sobreviveu a uma chacina; Gerson nunca viu seu pai fora das grades; Joana sonha com a mãe que nunca conheceu. Assim, esses jovens descobrem como o cinema pode tornar-se um caminho para enfrentar os seus destinos.

Concebido através de ações do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, o filme vem de uma ampla pesquisa realizada pelos seus alunos. Apesar de se tratar de uma ficção, o longa é inspirado na trajetória de rapazes e moças moradores da periferia de São Paulo. Vale dizer que o longa foi codirigido por Paulo Eduardo, aluno formado pela Oficina de Edição da primeira turma do Instituto Criar. Mais de 25 alunos também estiveram envolvidos na produção, trabalhando na frente e atrás das câmeras.

Por mais que seja inferior a longas do gênero, como "Cidade de Deus" ou "5x Favela", "Na Quebrada" mostra-se mais do que um filme. Além da importância da divulgação, através da arte, da realidade das periferias, o filme é exemplo direto de como o cinema pode influenciar e salvar vidas. Atenta ao fato, a divulgação do filme pretende distribuir cópias em DVD para os alunos do Instituto Criar, além de convidá-los a sessões especiais do filme. Mais do que assistir, o contato com a arte é essencial na vida de qualquer cidadão. Assim, "Na Quebrada" denuncia a falta de acesso à cultura que grande parte da população sofre, provando que é hora de acabar com esse estigma e garantir a arte a todos.

Atualizado em 18 Out 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Rita Repulsa, Zordon e Alpha 5 estão no novo trailer dos "Power Rangers"; assista

Remake da série dos anos 90 estreia em março

“xXx: Reativado” – terceiro filme da franquia estrelada por Vin Diesel estreia nesta quinta

Longa traz Nina Dobrev no elenco e tem participação de Neymar Jr.

“Não há nada que ela não possa fazer”, diz Ryan Gosling sobre Emma Stone em entrevista exclusiva

Atores trocaram elogios na pré-estreia de “La La Land” em Los Angeles

Confira o novo (e lindo) pôster de "A Bela e a Fera"

Novo live-action da Disney estreia no dia 17 de março

Pixar lança vídeo mostrando que os seus filmes estão realmente conectados; vem ver!

Brinquedos de "Toy Story" em "Monstros S.A." e outras conexões!

Reese Witherspoon quer fazer "Legalmente Loira 3"

"As mulheres precisam desse tipo de positividade hoje em dia", disse a atriz ao E! News