Guia da Semana

"Na Quebrada" leva aos cinemas a realidade da periferia de São Paulo

Coproduzido por jovens do Instituto Criar, o filme estreia na próxima quinta

Chega aos cinemas nesta quinta-feira, 16 de outubro, "Na Quebrada", mais um longa dedicado a mostrar a vida dos jovens na periferia de São Paulo. Inspirado em histórias reais, o filme é continuação do curta "Cine Rincão", exibido no Festival de Veneza em 2012 e único representante nacional na final do Your Film Festival. Produzido através do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, "Na Quebrada" é mais um exemplo das transformações que ONGs e ações sociais causam nas vidas das periferias.

Dirigido por Fernando Grostein Andrade, "Na Quebrada" revela a luta e as escolhas de jovens que cresceram entre as armas e tiros na periferia da capital. Zeca sobreviveu a uma chacina; Gerson nunca viu seu pai fora das grades; Joana sonha com a mãe que nunca conheceu. Assim, esses jovens descobrem como o cinema pode tornar-se um caminho para enfrentar os seus destinos.

Concebido através de ações do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, o filme vem de uma ampla pesquisa realizada pelos seus alunos. Apesar de se tratar de uma ficção, o longa é inspirado na trajetória de rapazes e moças moradores da periferia de São Paulo. Vale dizer que o longa foi codirigido por Paulo Eduardo, aluno formado pela Oficina de Edição da primeira turma do Instituto Criar. Mais de 25 alunos também estiveram envolvidos na produção, trabalhando na frente e atrás das câmeras.

Por mais que seja inferior a longas do gênero, como "Cidade de Deus" ou "5x Favela", "Na Quebrada" mostra-se mais do que um filme. Além da importância da divulgação, através da arte, da realidade das periferias, o filme é exemplo direto de como o cinema pode influenciar e salvar vidas. Atenta ao fato, a divulgação do filme pretende distribuir cópias em DVD para os alunos do Instituto Criar, além de convidá-los a sessões especiais do filme. Mais do que assistir, o contato com a arte é essencial na vida de qualquer cidadão. Assim, "Na Quebrada" denuncia a falta de acesso à cultura que grande parte da população sofre, provando que é hora de acabar com esse estigma e garantir a arte a todos.

Atualizado em 18 Out 2014.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

“Logan” e “A Bela e A Fera” são os filmes mais vistos nos cinemas em 2017; confira os números

Veja o balanço completo das bilheterias mundiais em 2017

15 Filmes que dão uma aula sobre preconceito racial

Títulos como “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo” têm colocado o tema no centro das atenções

Marvel Studios divulga pôsteres incríveis de "Guardiões Galáxia Vol 2"

Filme estreia nos EUA em 27 de abril

10 Filmes que você vai querer ver nos cinemas em abril

"Joaquim" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" estão entre os destaques do mês

Pennywise está assustador em nova foto de "It: Uma Obra-Prima do Medo"

Adaptação do livro de Stephen King estreia em setembro

Aquaman rouba a cena em novo teaser de "Liga da Justiça"; assista

Filme estreia no dia 16 de novembro