Guia da Semana

Nos cinemas, depois da Mostra

Muitos dos títulos disputados na 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo já têm data para estrear

A 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acabou, mas muitos filmes que estiveram disputados pelo público no evento estão prestes a voltar aos cinemas nacionais. Alguns deles já entraram em cartaz, como O Passado, outros estréiam agora. É o caso, por exemplo, do brasileiro A Via Láctea, com Marco Ricca e Alice Braga, ou de O Preço da Coragem, com a estrela Angelina Jolie.

9 de Novembro

Três diferentes obras que chamaram a atenção na Mostra estão previstas para estrear. O documentário brasileiro Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, deixa o espectador confuso sobre o que é ficção e o que é realidade. O Búfalo da Noite, sobre um suicida esquizofrênico, chama a atenção por ser o primeiro filme do roteirista Guillermo Arriaga depois do rompimento com Alejandro Iñarritu. Mas a grande sensação promete ser Planeta Terror, a metade de Robert Rodriguez de Grindhouse.

16 de Novembro

Outro documentário bastante comentado estréia na semana seguinte. A Última Hora, narrado por Leonardo DiCaprio, tenta alertar para os problemas ambientais. Paul Haggis, um dos principais roteiristas de Hollywood e diretor de Crash - No Limite, apresenta seu novo filme, No Vale das Sombras, sobre a guerra no Iraque. E o elogiado brasileiro Mutum, de Sandra Kogut, consegue ter sucesso em uma difícil missão, traduzir para o cinema uma obra de Guimarães Rosa.

23 de Novembro

Dois filmes bastante densos estão previstos para estrear no mesmo dia. O novo de Brad Pitt, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, fala sobre a morte do mais famoso bandido americano. E Lady Chatterley, uma adaptação de D. H. Lawrence, sobre uma história de adultério. Ambos chamam a atenção pela duração: mais de duas horas e meia cada. Para aliviar, estréia também a comédia Viagem a Darjeeling, do mesmo diretor de Os Excêntricos Tenenbaums.

30 de Novembro

No fim de novembro, deve estrear o elogiado documentário sobre o escritor José Lins do Rêgo, dirigido por Vladimir Carvalho, O Engenho de Zé Lins, que tenta traduzir a obra do escritor de acordo com sua vida. É também no mesmo fim de semana que chega a nova obra de David Cronenberg. O diretor de A Mosca e Marcas da Violência apresenta Senhores do Crime, que faz uma denúncia contra o tráfico sexual que ainda existe na Europa.

Dezembro

Em dezembro, no dia 7, chega o musical Across The Universe, que mostra através de uma história de amor o que aconteceu nos EUA durante os anos 60, usando para isso as músicas dos Beatles. Ben Affleck faz a sua estréia na direção em Medo da Verdade, que chega dia 14. No filme, ele mostra uma rede de intrigas envolvendo o desaparecimento de uma menina em Boston. No último fim de semana do mês, chega às telas O Amor nos Tempos do Cólera, adaptação do livro do colombiano Gabriel Garcia Marquez.

2008

Já no começo do ano, no dia quatro de janeiro, está previsto para chegar SOS Saúde, o documentário de Michael Moore sobre o sistema hospitalar americano. Em 8 de fevereiro, duas grandes produções são esperadas. O polêmico vencedor do Festival de Veneza, Lust, Caution, de Ang Lee, promete chocar com sua história sensível e cenas fortes de sexo. Já Onde os Fracos Não Têm Vez, o novo dos irmãos Coen, é um filme de perseguição que se passa nos anos 80.

Na semana seguinte, no dia 15, é a vez da biografia do cantor Bob Dylan, I´m Not There, no qual o músico é interpretado por seis atores diferentes, incluindo Cate Blanchett. Ainda sem data definida, Paranoid Park, de Gus Van Sant, sobre um skatista que mata um homem acidentalmente, deve chegar em janeiro, e À Prova de Morte, a metade de Tarantino de Grindhouse, está previsto para fevereiro ou março.

Veja outras datas:
16/11 - Morte do Presidente e Crimes de Autor
23/11 - Elipsis e O Sinal
30/11 - Armênia
Novembro (sem data) - A Vida dos Outros
28/12 - Em Paris e Sombras de Goya
04/01 - Garoto Cósmico
18/01 - Signo da Cidade
25/01 - O Clube de Leitura de Jane Austen e Estômago
Janeiro (sem data) - O Orfanato
15/02 - Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto e Desejo e Reparação
Fevereiro (sem data) - Irina Palm

* Datas de estréias previstas, sujeitas a alterações a critério das distribuidoras.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

15 Filmes para ver em streaming e curtir o feriado no sofá

Neste Dia do Trabalho, assista aos melhores filmes em cartaz nos serviços de streaming

“La La Land” chega ao streaming para deixar seu feriado mais perfeito

Filme com Emma Stone e Ryan Gosling estreia no Looke, Now, Vivo Play e Google Play.

10 Filmes da seleção de Cannes que você vai querer ver em 2017

Biografia de Godard e novos filmes de Michael Haneke e Roman Polanski são destaques no festival

Filmes exibidos em Cannes têm desconto no streaming no mês de maio

Now e ITunes fazem promoção cinéfila para acompanhar o festival

26 remakes ou reboots que você nem acredita que estão nos planos de Hollywood

"Os Pássaros", "A Mosca" e "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado" estão entre os filmes que podem ganhar novas versões nos cinemas

“Corra!” – terror sobre preconceito racial é uma das melhores coisas que você verá nos cinemas neste ano

Filme de Jordan Peele estreia no dia 18 de maio nos cinemas