Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a lista completa de filmes na Mostra Internacional de Cinema 2013
+ Veja os candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro que estarão na Mostra
+ Fique por dentro da programação grátis na Mostra
+ Confira a programação da Mostra no dia 19/10

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra neste sábado, 19 de outubro:

O Lobo Atrás Da Porta (Fernando Coimbra, 100', Brasil, 14 Anos)

O longa de Fernando Coimbra foi um dos vencedores do Redentor de Melhor Ficção no Festival do Rio 2013. O suspense parte do desaparecimento de uma criança e acompanha os depoimentos de três suspeitos – os pais e a amante do pai - com pontos de vista e interesses diferentes sobre o caso.

21h10 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 1 *Haverá debate após a sessão.

A Grande Noite (Le Grand Soir, Benoît Delépine, Gustave Kervern, 92', França, 12 Anos)

Vencedor do Prêmio do Júri na seleção alternativa (Um Certain Regard) de Cannes em 2012, “A Grande Noite” mistura comédia e drama ao contar a história de um punk chamado “Not”, que precisa ajudar o irmão a reencontrar seu caminho quando esse perde o trabalho e o casamento.

23h50 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 2

Para Aqueles Em Perigo (For Those In Peril, Paul Wright, 93', Reino Unido,16 Anos)

O primeiro longa-metragem do director Paul Wright vem sendo descrito pelos críticos como “surreal” e “marcante”. Aaron é o único sobrevivente de um acidente misterioso em alto mar, numa pequena vila escocesa. Enquanto o povoado o culpa pela morte de cinco pescadores (incluindo seu irmão), ele parte numa jornada para resgatá-lo, recusando-se a aceitar o fim.

15h50 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 3

2001: Uma Odisseia No Espaço (2001: A Space Odyssey, Stanley Kubrick, 149', Estados Unidos, Inglaterra, Livre)

Um dos maiores clássicos de Stanley Kubrick, “2001: Uma Odisseia no Espaço” foi seu único filme a ganhar um Oscar, por Efeitos Especiais. O longa, com 2h29 de duração e ritmo lento, imitando a sensação de gravidade zero, mostra a evolução da humanidade graças a um monolito, da pré-história a um futuro inimaginável. Paralelamente, o público conhecerá um dos vilões mais arrepiantes do cinema: o computador Hal 9000.

21h30 - Espaço Itaú De Cinema - Pompeia 1

Cidade De Deus - 10 Anos Depois (Cavi Borges, Luciano Vidigal, 79', Brasil, 12 Anos)

Uma década após o sucesso do filme “Cidade de Deus”, Cavi Borges e Luciano Vidigal entrevistam os atores para saber como o cinema influenciou suas vidas e suas carreiras, e descobrem que, enquanto uns conseguiram preservar a fama e continuar atuando, outros mergulharam no mundo do tráfico ou encontraram outros rumos.

19h - CCSP - Sala Lima Barreto

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Out 2013.